Vôlei de Praia

Vôlei de Praia: Evandro/Arthur avançam e semifinais são definidas no Recife

<p>Dhavid Normando/FV Imagem/CBV</p>

Dhavid Normando/FV Imagem/CBV

Tainá e Vic caíram nas quartas e foram as últimas brasileiras na chave feminina

Depois de eliminações doloridas nas oitavas de final, o Brasil teve apenas duas duplas em quadra nas quartas do Challenge do Recife do Circuito Mundial de Vôlei de Praia – e terá só uma nas semis. EvandroArthur superaram os estadunidenses Schalk/Bourne (21-17/13-21/15-10) e avançaram, mas TaináVic não tiveram a mesma sorte e caíram para as canadenses Bansley/Bukovec (18-21/26-28).

As quartas de final do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

No embate com as canadenses, TaináVic não tiveram vida fácil. As norte-americanas passaram o primeiro set administrando uma vantagem de três pontos e conseguiram fechar em 21-18. No 2º, elas voltaram a abrir três pontos no fim, mas as brasileiras se recuperaram e ainda salvaram cinco match points antes de cair em uma parcial de 28-26. Assim terminou a participação das mulheres do vôlei de praia brasileiro no Recife.

Na disputa masculina, a disputa pela semifinal foi marcada pela força dos ataques brasileiros contra a encaixada defesa estadunidense. Melhor para Evandro e Arthur, que fecharam o 1º set em 21-17. Na parcial seguinte, a dupla norte-americana conseguiu variar mais o jogo e abriu uma vantagem de cinco pontos no 13-8. Assim, ficou fácil para empatar o jogo em uma parcial de 21-14.

Assim, a última chance brasileira de chegar à semifinal em casa foi para o tiebreak. Mas os blocks encaixados dessa vez foram de Evandro, que encaixou uma grande sequência na rede e fez o Brasil largar no set desempate com um 7-1. Schalk/Bourne até ensaiaram uma reação, mas já era tarde. Vitória brasileira na última parcial em 15-10.

Depois da vitória, Evandro comentou sobre a classificação. “Por mais que tenha sido altos e baixos, fizemos um bom primeiro set. No 2º, eu deixei um pouco a desejar, o jogo foi mais em mim. Mas, no tiebreak, consegui voltar psicologicamente para o jogo, o Arthur me ajudou bastante, e conseguimos sair com a vaga para a semifinal”.

Seu companheiro, Arthur, também ressaltou a importância do calor da torcida para esse jogo. “É maravilhoso jogar com essa energia, jogar em casa. A torcida está sendo um terceiro jogador, são 50% da gente. Chegou uma hora ali que inflamou. Eu não ia correr e corria por causa deles”. Evandro completou: “No 3º set eu vi que ia ficar ruim para eles, porque a torcida veio com a gente e isso faz total diferença”.

Muito além do Brasil

As quartas começaram com dois confrontos europeus: Letônia (Tina/Anastasia) x Áustria (Klinger/Klinger) e Lituânia (Paulikiene/Raupelyte) x Suíça (Esmée x Zoé). E teremos uma semifinal de países vizinhos no leste europeu, já que letãs (24-26/21-14/15-10) e lituanas (18-21/21-16/15-12) venceram de virada e garantiram a classificação.

A outra semifinal será entre as canadenses que eliminaram as brasileiras e as alemãs Ittlinger/Borger, que não tomaram conhecimento das espanholas Paula/Liliana e venceram por 2 sets a 0 (21-18/21-11).

Entre os homens, os adversários dos brasileiros na semifinal do vôlei de praia no Recife serão outros estadunidenses: Evans/Budinger. Eles eliminaram Pedro Solberg/Guto nas oitavas e passaram pelos noruegueses Mol/Berntsen em 2 sets: 21-15/21-12.

Na outra chave, a decisão do finalista sairá do confronto entre os gêmeos ingleses Bello/Bello e os cubanos Alayo/Díaz. Os britânicos garantiram a vaga após uma vitória apertada sobre os neerlandeses Varenhorst/Luini por 2 sets a 0 (23-21/23-21), enquanto os caribenhos eliminaram os canadenses Schachter/Dearing também em sets seguidos: 21-12/21-10.

Os jogos do domingo no Challenge Recife do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Passadas as emoções do sábado, restam apenas oito duplas vivas na etapa do Recife e elas voltam a quadra a partir das 8h para a disputa das semifinais. Depois, pela tarde, acontecem as decisões das medalhas. As disputas do bronze acontece às 14h e às 15h, enquanto os ouros serão definidos às 16h e 17h, com a disputa feminina abrindo e a masculina fechando.

  • 8h – Estônia x Lituânia (Semifinal Feminina)
  • 9h – Canadá x Alemanha (Semifinal Feminina)
  • 10h – EUA x Brasil (Semifinal Masculina)
  • 11h –  Inglaterra x Cuba (Semifinal Masculina)

Todas as partidas são transmitidas pelo SporTV2 e pela plataforma de streaming da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a VBTV. Além disso, os torcedores recifenses também podem comparecer à arena de vôlei de praia para assistir às partidas, com entradas gratuitas disponíveis no site da CBV.

Carregando...