Fórmula 1
Fórmula 1 divulga calendário para a temporada 2025

Toshifumi Kitamura/Pool/AFP
Temporada vai de 14 de março a 4 de dezembro, com 24 provas
A temporada 2024 da Fórmula 1 ainda está no início, mas já chegou a hora de pensar em 2025. Na manhã desta quinta-feira (12), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a F1 divulgaram o calendário do próximo ano, que não terá novas corridas, mas terá mudanças importantes na ordem dos fins de semana.
As disputas na pista na Fórmula 1 em 2025 vão voltar a começar em Melbourne. O GP da Austrália não abria a temporada desde 2019, com a Áustria assumindo esse papel em 2020 e o Bahrein entre 2021 e 2023. A fim de semana que abre o ano vai de 14 a 16 de março. Depois, a temporada segue com corridas na China, no Japão, no Bahrein e na Arábia Saudita.
Além dessa alteração completa na ordem das cinco primeiras corridas do ano, apenas outras duas mudanças nas ordens serão registradas para o próximo ano. O GP da Espanha, ainda em Barcelona, vai ser antecipado em uma etapa, se tornando o 9º, entre Mônaco e Canadá.
E quem também passa a acontecer uma semana antes é a Bélgica, que passa de 14ª para 13ª etapa e deixa a responsabilidade de abrir as férias de verão para o GP da Hungria, que acontecerá entre 1º e 3 de agosto, logo antes da pausa do meio de temporada.
O GP do Brasil e a reta final da Fórmula 1 2025
Na nova temporada, o GP do Brasil seguirá ocupando a mesma posição que exerce hoje: a 21ª das 24 corridas do ano. A etapa em Interlagos continua acontecendo próximo ao feriado de Finados, entre 7 e 9 de novembro, duas semanas depois da prova no México. Depois, a temporada termina com corridas em Las Vegas (a única no sábado), Catar e Abu Dhabi, terminando entre 5 e 7 de dezembro.
Stefano Domenicali, CEO da categoria, comentou sobre o novo calendário. “2025 vai ser um ano especial, quando comemoramos o aniversário de 75 anos da Fórmula 1. Esse é legado e essa experiência que nos permite entregar um calendário tão forte. Nós vamos visitar 24 lugares incríveis ao redor do mundo, entregando corridas de alto nível, hospitalidade e entretenimento, que vai ser aproveitado por milhões de fãs mundo afora”.