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Fórmula 1

Fórmula 1: Acumulando punições, Magnussen pode ser suspenso de corrida

<p>Divulgação/Haas</p>

Divulgação/Haas

Dinamarquês teve atuação polêmica no GP de Miami

Acumulando algumas polêmicas em 2024, o piloto dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, está muito perto de receber uma punição que pode deixá-lo de fora de uma corrida ainda nesta temporada da Fórmula 1. De março para cá, ele já somou 10 penalty points na sua superlicença em um limite de 12.

Esses pontos – sem relação com a pontuação do campeonato – funcionam de forma parecida com os da carteira de habilitação: a cada infração, eles se acumulam, expirando expiram após um prazo de validade que, nesse caso, é de um ano. As punições de Magnussen começaram no GP da Arábia Saudita, em 9 de março, e de lá para cá, ele já somou 10 pontos em apenas cinco corridas.

Considerando que o limite é de 11 pontos antes de sofrer uma suspensão por uma corrida, ele já recebeu 90% dos pontos a que tem direito em um recorde de menos de 20% de uma temporada de Fórmula 1. Isso acontece, principalmente, pelo jogo de equipe que vem sendo aplicado pela Haas em 2024.

As punições de Kevin Magnussen

Em mais de uma oportunidade, Magnussen acumulou punições de tempo e cometeu erros propositais para tentar proteger o companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, e isso vem dando certo. Com participação direta do dinamarquês, o alemão já soma seis pontos no campeonato e vem impulsionando a Haas para uma campanha de 7ª lugar no Mundial de Construtores, o que vale vários milhões de dólares para o time.

Os penalty points de Magnussen aconteceram em quatro momentos da temporada – com Nico pontuando em três deles. No GP da Arábia Saudita, ele foi punido com três pontos por causar uma colisão com a Alex Albon. Na China, dois pontos por uma colisão com Yuki Tsunoda. Em Miami, três pontos por repetidas saídas da pista na briga com Lewis Hamilton na Sprint e mais dois por uma colisão com Logan Sargeant no domingo.

Assim, qualquer punição de dois pontos será o suficiente para deixar o dinamarquês de fora de uma corrida. Nesse caso, a tendência é que sua Haas seja pilotada pelo britânico Oliver Bearman, que ganhou destaque após um bom desempenho substituindo Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita. O brasileiro Pietro Fittipaldi, outro reserva da equipe, corre por fora.

Depois de Magnussen, os pilotos com mais pontos na superlicença hoje são Sergio Pérez, da Red Bull, e Logan Sargeant, da Williams, cada um com oito pontos, que começam a expirar em setembro. Depois, Lance Stroll tem sete, expirando a partir de julho.

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