Fórmula 1
F1: Horner acredita que vantagem da McLaren está no controle térmico dos pneus

Engenharia de ponta para otimizar a temperatura dos pneus na F1.
A Red Bull está investigando a McLaren por suspeitas de que a equipe britânica esteja utilizando métodos diferenciados para o controle de temperatura dos pneus, o que explicaria o desempenho superior do time de Woking nas últimas corridas.
Durante o GP de Miami, a Red Bull demonstrou preocupação com a gestão de pneus da McLaren, acreditando que os rivais possam estar implementando um sistema que permite um melhor gerenciamento térmico, facilitando a manutenção dos compostos dentro da janela ideal de operação.
A equipe liderada por Christian Horner recorreu a imagens térmicas durante as sessões para analisar o comportamento dos carros da McLaren, buscando evidências de um possível mecanismo diferenciado no sistema de freios que poderia influenciar na temperatura dos pneus.
As equipes de Fórmula 1 tradicionalmente enfrentam o desafio de controlar o calor gerado pelos freios, evitando que este afete negativamente o desempenho dos pneus. A teoria é que a McLaren possa ter desenvolvido um sistema mais eficiente de isolamento térmico entre os freios e os pneus.
O design dos tambores de freio da McLaren já havia chamado atenção anteriormente, com especulações sobre a existência de canais específicos que poderiam aumentar o fluxo de ar entre o tambor e a roda, proporcionando temperaturas mais constantes.
No projeto do MCL39, os engenheiros da McLaren aparentemente dedicaram especial atenção ao aumento da taxa de fluxo de ar na chamada “câmara de ar”, dividindo-a em diferentes canais para manter uma temperatura mais uniforme em toda a extensão do pneu.
As investigações continuam, com a Red Bull buscando determinar se o sistema utilizado pela McLaren está dentro das regulamentações técnicas da F1.
Fonte: Motorsport