Vôlei de Praia

Com dois torneios, Recife vira “capital mundial do Vôlei de Praia” em março

<p>Mauricio Val/FVImagem/CBV</p>

Mauricio Val/FVImagem/CBV

Capital pernambucana recebe Circuito Brasileiro entre 13 e 17 de março e Challenger do Circuito Mundial entre 21 e 24

Após mais de uma década longe dos principais circuitos de vôlei de praia,Recife voltou com força ao calendário, recebendo uma etapa do Circuito Brasileiro, seguida por um do Beach Pro Tour, o circuito mundial, que abre a temporada 2024 em Pernambuco. Para o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Radamés Lattari, essa sequência transformará o Recife na “capital mundial do vôlei de praia” por duas semanas.

A disputa nacional acontece entre os dias 13 e 17 de março, em uma arena provisória que está sendo instalada na Praia do Pina, na Zona Sul da cidade. No mesmo espaço, entre os dias 21 e 24, acontece a etapa mundial, na categoria Challenger, que tem os melhores atletas fora do top-16 do mundo. Ao todo, entre os dois naipes dos dois torneios, serão cerca de 416 atletas nas areias recifenses, vários deles em reta final de preparação para os Jogos Olímpicos.

“As principais duplas brasileiras vão estar inscritas no Campeonato Brasileiro. E depois, na competição mundial, já tem confirmada a participação de 25 países diferentes no masculino, 22 no feminino e tem mais de 30 países na fila de espera, caso surja uma vaga ainda para participar do qualifying”, afirmou Lattari, sobre o alto nível das duas competições.

Ele também adiantou um nome forte que irá ao Recife. “Nós vamos ter também a presença do Alisson (Cerutti), medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que vai estar aqui presente, jogando a competição”.

O vôlei de praia no Recife

Para os recifenses que quiserem acompanhar o evento, uma boa notícia: 98% dos ingressos serão disponibilizados de graça. A informação foi confirmada pelo secretário de esportes do Recife, Rodrigo Coutinho. As informações sobre retirada de ingressos devem ser anunciadas nos próximos dias, via Prefeitura.

“Praticamente a plenitude é de graça, então a gente dá a oportunidade do recifense poder viver, vivenciar esse momento importante do vôlei de praia. A gente convida a todos para participar desse momento”, afirmou Coutinho, que também afirmou que essas competições vêm junto a oficinas de vôlei de praia, para incentivar a prática do esporte.

E a expectativa de público também é alta, como explicou o prefeito João Campos (PSB). “A gente tem uma estimativa que, por dia, serão de 1.000 a 1.500 pessoas trabalhando para acontecer o evento e deve passar de 100 ou 150 mil pessoas ao longo dos dias de competição”.

Com o forte apoio da CBV, o Recife vem marcando presença no calendário do vôlei brasileiro nos últimos anos. Em 2022, a cidade recebeu a decisão da Supercopa Masculina. No ano seguinte, as principais seleções do continente disputaram o Sul-Americano na cidade. A cidade também é casa do Recife Vôlei, atual vice-líder da Superliga B Feminina e deve receber as finais da Superliga A em abril.

Segundo Lattari, esse sucesso na quadra foi parte do que abriu portas para os torneios de praia. “Depois do grande sucesso do Campeonato Sul-Americano, em que a CBV pôde constatar a eficiência da equipe comandada pelo prefeito João, mostrou toda a seriedade, que tudo que foi acordado foi executado, a gente viu com muito entusiasmo a possibilidade de Recife voltar, depois de tantos anos, a ter uma etapa do voleibol mundial”.

O calendário do vôlei de praia em 2024

Além do Recife, outras três cidades também receberão etapas seguidas do Circuito Mundial e do Circuito Brasileiro: Saquarema-RJ (Challenger entre 28 e 31 de março e Nacional entre 3 e 7 de abril), João Pessoa-PB (Nacional entre 9 e 13 e Challenger entre 17 e 20 de outubro) e Natal-RN (Nacional entre 28 e 24 de abril e Elite16 entre 1º e 5 de maio).

A temporada nacional do vôlei de praia já começou. A primeira etapa de 2024 aconteceu na semana passada, em Campo Grande-MS. Entre as mulheres, o título ficou com Duda/Ana Patrícia, líderes do ranking mundial e principais nomes do Brasil na atualidade, enquanto Matheuzinho/Moisés conquistaram o título inédito entre os homens.

Carregando...