Perfil

Vagner Mancini, técnico do Ceará com passagens marcantes no Nordeste

<p>Foto: Felipe Santos/Ceará SC</p>

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Experiente, Mancini acumula quase 40 anos dedicados ao futebol profissional e comanda o Ceará atualmente

São 38 anos dedicados ao futebol desde a época em que se tornou jogador profissional até agora, como técnico. Vagner Mancini é uma das figuras carimbadas e mais conhecidas do futebol brasileiro na atualidade.

Com rodagem por 19 clubes como treinador, ele viveu períodos de altos e baixos na carreira. Porém, Mancini tem trabalhos bastante sólidos nos seus 20 anos como treinador, sendo reconhecido por eles, com números e troféus que marcam essa trajetória.

Hoje técnico do Ceará, que o conduziu a vencer o Campeonato Cearense após seis anos, Vagner Mancini é o personagem de mais uma série de perfis do Click Esportivo. Saiba mais sobre a carreira desse ex-meia e treinador experiente no futebol brasileiro.

Técnico Vagner Mancini, do Ceará

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Quem é Vagner Mancini?

Vagner do Carmo Mancini, conhecido como Vagner Mancini, tem 57 anos e nasceu no dia 24 de outubro de 1966, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. O município fica a 315 quilômetros da capital paulista.

Mancini iniciou sua carreira como jogador profissional em 1986, aos 20 anos, pelo Guarani. Ele passou também por Portuguesa, Bragantino e Botafogo-SP até chegar no Grêmio, onde viveu seu auge como atleta, sendo campeão da Libertadores com o Imortal.

Daí em diante ele rodou bastante até encerrar a carreira em 2004, tendo passado por clubes como Coritiba, Sport, Ceará, Ponte Preta, Figueirense e Paulista-SP, onde se tornou ídolo.

Técnico Vagner Mancini, quando treinou o Grêmio

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Foi no time de Jundiaí-SP onde Vagner Mancini iniciou sua trajetória como técnico em 2004 mesmo, logo após se pendurar as chuteiras. Respaldado pela diretoria, montou um time que marcou história no clube.

Isso porque Mancini conduziu o Paulista ao título da Copa do Brasil de 2005, conquistado em cima do Fluminense. No ano seguinte, disputou a Libertadores com o Paulista-SP, que estava na Série B.

Depois disso, iniciou sua passagem por diversos clubes ao longo do país, como Grêmio, Santos, Corinthians, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Cruzeiro e São Paulo. Mas nesses clubes do dito G-12, do eixo, não conseguiu ter grande continuidade.

Porém, pode-se afirmar com certeza que, além do Paulista-SP, o clube onde Vagner Mancini mais fez sucesso em sua carreira foi o Vitória. Foram quatro passagens pelo clube, se tornando também o treinador com mais jogos na história do Rubro-negro: 216 partidas no comando. 

Além de boas participações no comando do Leão da Barra na Série A e dois títulos estaduais, ele também conquistou um acesso para a Série A, em 2015. Em 2017, retornou para a quarta passagem, onde salvou o Vitória do rebaixamento para a Série B.

Técnico Vagner Mancini, quando treinou o Vitória

Foto: Divulgação/EC Vitória

No Ceará, Mancini teve duas passagens como jogador e está na segunda como treinador. Na primeira passagem no comando do Vozão, conseguiu levar a equipe às semifinais da Copa do Brasil de 2011, tendo eliminado o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho nas quartas de final.

Ali, o Vozão só foi parado pelo Coritiba, que fez a final com o Vasco e foi vice-campeão. No Brasileirão, Mancini vinha fazendo boa campanha com o Ceará, mas entregou o cargo estando no 11º lugar no segundo turno.

A sua segunda passagem pelo Alvinegro iniciou em 2023, durante a Série B, onde precisaria de uma grande arrancada para levar o time a brigar pelo acesso, mas não conseguiu. Ele ficou para 2024 e toca o projeto para levar o Ceará de volta à Série A do Brasileirão.

Nesta temporada, Vagner Mancini levou o Vozão ao título do Campeonato Cearense e, de quebra, evitou o inédito hexacampeonato do Fortaleza. Além disso, voltou a empatar a contagem de títulos entre os dois rivais alencarinos, com 46 títulos estaduais para cada um.

Técnico Vagner Mancini, do Ceará

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Quais clubes Vagner Mancini treinou?

Ao todo, Vagner Mancini treinou 19 clubes ao longo de 20 anos de carreira como treinador profissional.

Ele treinou o Paulista-SP, Al-Nasr, Grêmio, Vitória, Santos, Vasco, Guarani, Cruzeiro, Sport, Athletico Paranaense, Náutico, Botafogo, Chapecoense, São Paulo, Atlético-MG, Corinthians, Atlético-GO, América-MG e Ceará.

Técnico Vagner Mancini, quando treinou o Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Em quais clubes Vagner Mancini jogou?

Em 18 anos de carreira como jogador de futebol, Mancini defendeu 19 clubes diferentes. A maior parte deles é do interior de São Paulo.

Ele jogou por Guarani, Portuguesa, Bragantino, Botafogo-SP, Grêmio, Honda-JAP, São José-SP, Coritiba, Araçatuba-SP, Santo André-SP, Ponte Preta, Inter de Limeira-SP, Sãocarlense-SP, Noroeste-SP, Paulista-SP, Ceará, Figueirense, Sport e Ituano-SP.

Técnico Vagner Mancini, quando treinou o América-MG

Foto: Mourão Panda/América-MG

Quais títulos Vagner Mancini ganhou?

Como treinador, Vagner Mancini conquistou seis títulos diferentes. Ele ganhou a Copa do Brasil com o Paulista-SP (2005), Bicampeonato Baiano com o Vitória (2008 e 2016), Bicampeonato Cearense com o Ceará (2011 e 2024) e o Campeonato Catarinense com a Chapecoense (2017).

Como jogador, Mancini levantou também outros seis troféus. Ele foi campeão da Libertadores e do Campeonato Gaúcho com o Grêmio (ambos 1995), campeão da Série C e da Série A2 do Campeonato Paulista (ambos en 2001) com o Paulista-SP.

Além de também ter sido campeão do Campeonato Cearense com o Ceará (2002) e campeão do Campeonato Catarinense com o Figueirense (2003).

Vagner Mancini segue no Grêmio em 2022

Lucas Uebel/Grêmio FBPA