Outros esportes

Nadador argentino Matías Bottoni fica paraplégico após acidente em aquecimento

<p>Uma piscina vazia, aguardando o retorno dos atletas e a emoção das competições.</p>

Uma piscina vazia, aguardando o retorno dos atletas e a emoção das competições.

A promessa da natação argentina, Matías Bottoni, de apenas 17 anos, ficou paraplégico após sofrer um acidente durante o aquecimento de uma competição de natação no último sábado (10), em Buenos Aires, capital da Argentina. O adolescente era considerado uma das principais promessas do esporte no país.

Durante o aquecimento, Matías Bottoni e outros atletas praticavam a largada, mergulhando de cabeça na piscina. Em uma das tentativas, outro nadador cruzou a raia utilizada por Bottoni, e os dois colidiram bruscamente, o que causou uma fratura em uma vértebra cervical do jovem atleta.

Após o acidente, ele foi encaminhado ao Hospital Santojanni e, posteriormente, transferido para o Hospital Italiano de Buenos Aires, onde passou por um tratamento de descompressão da coluna.

O atleta foi submetido a uma cirurgia de alta complexidade, que incluiu a colocação de uma prótese de substituição vertebral. Apesar de todo o procedimento médico, não existe expectativa de que Matías Bottoni volte a andar.

“Nos disseram que não há possibilidade. Mas tudo depende da resposta neurológica dele. Estamos nos agarrando à fé”, declarou a mãe do nadador, Valeria Grimaux, ao canal El Tres TV.

Antes do acidente, Matías Bottoni fazia parte da pré-seleção de natação da Argentina e era um dos nomes cotados para disputar o Pan-Americanos Júnior de Assunção, em 2025.

Fonte: BandSports