Jogos Olímpicos
Chile lança candidatura para sediar Jogos Olímpicos de 2036
Santiago, capital do Chile, foi sede do Pan-Americano em 2023
Depois do sucesso dos Jogos Pan-Americanos de 2023, o Governo do Chile oficializou a entrada na disputa para sediar a edição de 2036 dos Jogos Olímpicos. Caso a proposta avance e Santiago receba a disputa do megaevento, será apenas a 2ª vez que a Olimpíada vem para a América do Sul, 20 anos depois da disputa no Rio de Janeiro.
A proposta de Santiago foi confirmada neste sábado (1º), pelo Ministério dos Esportes do Chile, com aval do presidente Gabriel Boric. A possibilidade de uma candidatura chilena já vinha sendo alimentada desde o Pan e chegou a ser endossada pelo próprio presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, que elogiou a estrutura do país e da cidade durante o evento continental. Além do Pan-Americano, o Chile também já recebeu a Copa do Mundo, em 1962.
Antes das disputas de 2036, já estão definidas as sedes das edições 2024 (Paris, França), 2028 (Los Angeles, Estados Unidos) e 2032 (Melbourne, Austrália). Além dos sul-americanos, a disputa por 2036 já tem outras três propostas confirmadas: Nusantara (Indonésia), Istanbul (Turquia) e Ahmedabad (Índia). Também há especulações em torno de candidaturas de Egite, Coreia do Sul, China, Catar, Arábia Saudita, Hungria, Itália, Alemanha, Dinamarca e Canadá.