Paradesporto

A três meses da Paralimpíada, Carol Santiago quebra recorde mundial nos 50m livre

<p>Wander Roberto/CPB</p>

Wander Roberto/CPB

Carol Santiago garantiu o ouro na World Series, em Berlim

O paradesporto brasileiro quebrou mais um recorde mundial neste sábado (1º). Na disputa da World Series, em Berlim, a pernambucana Carol Santiago completou os 50m livre em 26s61, recorde absoluto para as atletas da classe S12 (baixa visão). Essa foi a 3ª medalha de ouro do Brasil e da recifense na competição.

A conquista se torna ainda mais relevante quando olhamos para o calendário, já que Carol Santiago consegue a melhor marca da história a pouco menos de três meses dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, que começa no próximo dia de 28 de agosto. A nadadora de 38 anos vai disputar a 2ª Paralimpíada de sua carreira, após uma estreia com três ouros, uma prata e um bronze.

A marca superada por Carol já pertencia à brasileira, que nadou para 26s65 em agosto do ano passado, no mundial da categoria, em Manchester, na Inglaterra. Antes deste sábado, ela já tinha ganho dois outros ouros na Alemanha, nas disputas dos 100m peito e dos 100m livre. Além disso, ela ainda garantiu o bronze nos 50m peito, também neste sábado, com tempo de 33s65.

O Brasil na World Series

O dia ainda teve outras quatro medalhas para o Brasil. Nos 100m livre, o pernambucano Phelipe Rodrigues (S10) foi prata, com 23s75, e o brasiliense Wendell Belarmino (S11), garantiu o bronze com 26s39. Nos 400m livre, o catarinense Talisson Glock (S6) levou a prata (5:00s20), enquanto o mineiro João Pedro Brutos (S14) foi bronze nos 50m peito (29s69).

Na World Series, atletas de diferentes classes competem juntos, com critérios diferentes de tempo para cada classe, garantindo apenas uma medalha de cada cor para cada prova.

Carregando...