Canoagem Velocidade

Canoagem: Brasil garante vaga olímpica para a canoa feminina pela 1ª vez

<p>Divulgação/CBCa</p>

Divulgação/CBCa

Valdenice do Nascimento venceu prova do C1 200m no Pan-Americano

O Brasil garantiu mais uma vaga olímpica para Paris-2024 no Pan-Americano de Canoagem Velocidade. Na disputa pré-olímpica, a baiana Valdenice do Nascimento venceu a prova do C-1 200m e garantiu a presença brasileira na prova. Será a 1ª vez que o país estará na canoagem velocidade feminina, disputa que estreou apenas em Tóquio-2021.

Oficialmente, a vaga pertence à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), mas como Valdenice é a principal atleta brasileira na categoria, é bastante improvável que não seja ela mesma a ocupar essa vaga olímpica. Assim, a baiana de Itacaré deve fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos aos 34 anos.

Antes do C1 200m feminino, o Brasil já estava com três classificações garantidas para a canoagem velocidade, todas seladas através de atletas baianos. No Mundial de Canoagem, no ano passado, Isaquias Queiroz garantiu o Brasil no C1 1000m masculino, enquanto o 1º dia do Pan-Americano, nesta terça (23), teve Jacky Godmann e Filipe Vieira garantindo uma vaga no C2 500m, que também valeu mais um lugar no C1 1000m.

A nova vaga olímpica da canoagem

A vitória de Valdenice do Nascimento veio nesta quarta (24), em Sarasota, nos EUA. Ela concluiu a prova em 47s739, seguida pela colombiana Manuela Gómez Sánchez, que cruzou em 49s744. Como a prova valia duas vagas para Paris-2024, a Colômbia também se garantiu nos Jogos.

No ano passado, a brasileira fora 5ª colocada nos Jogos Pan-Americanos, mas viu todos os quatro países que ficaram à sua frente em Santiago-2023 garantirem a vaga olímpica no Mundial de Canoagem Velocidade. Assim, sem as principais concorrentes do continente na mesma prova, ela chegou como favorita e garantiu a classificação.

Carregando...