Canoagem Velocidade

Canoagem: Dupla brasileira vence Pan-Americano e garante vaga em Paris-2024

<p>Divulgação/CBCa</p>

Divulgação/CBCa

Jacky Godmann e Filipe Vieira garantiram vaga no C2 500m

O Brasil tem mais uma vaga garantida em Paris-2024. Ou melhor, duas. Na manhã desta terça-feira (23), os baianos Jacky Godmann e Filipe Vieira cruzaram em 1º na prova do C2 500m do Pan-Americano de Canoagem Velocidade, em Sarasota, nos EUA, e garantiram a classificação olímpica para o time Brasil.

Apesar da vitória da dupla, a vaga é do país e a dupla olímpica do C2 500m será definida em convocação da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A tendência, porém, é que a dupla seja Isaquias Queiroz e Jacky Godmann, assim como foi em Tóquio-2021, quando eles terminaram em 4º lugar.

Mas, além disso, o resultado também garantiu mais uma vaga olímpica para o Brasil na canoagem velocidade, com a garantia de mais uma cota no C1 1000m de Paris-2024. Isaquias Queiroz já tinha garantido presença nessa disputa no Mundial de Canoagem Velocidade, no ano passado 2023. Agora, o país poderá inscrever duas embarcações.

Em Tóquio, essa vaga adicional também ficou com Godmann, de 25 anos, parando nas quartas de final. Filipe Vieira é mais novo, tem apenas 22 anos, e nunca esteve nos Jogos Olímpicos. Ele foi prata no Pan-Americano de Santiago, no ano passado, na mesma prova de duplas, ao lado do também baiano Evandilson Neto.

A vitória na canoagem velocidade

Segundo as regras da classificação olímpica, um mesmo atleta não pode conquistar duas vagas para o seu país na canoagem velocidade e, assim, Isaquias Queiroz, principal nome brasileiro na história dessa modalidade, ficou fora das disputas do Pan-Americano. A dupla vitoriosa completou o meio quilômetro em 1min46s458, seguidos pelos canadenses Alix Plomteux e Craig Spence, campeões no Pan de Santiago, e pelos colombianos Daniel Pacheco Cipagauta e Alejandro Rodriguez Ramirez.

Carregando...