Mercado da Bola
Análise dos últimos anos de Jorginho, alvo do Flamengo

Jorginho em ação pelo Arsenal, demonstrando foco e determinação no meio-campo. – Foto: Lance!
Trajetória recente de Jorginho, alvo do Flamengo
Jorginho passou as últimas temporadas atuando no futebol europeu, com destaque para sua passagem pelo Arsenal, na Inglaterra. Antes disso, se consolidou como figura importante no Chelsea, onde realizou diversas partidas relevantes e conquistou títulos expressivos.
Pelo Chelsea, o meio-campista ítalo-brasileiro foi campeão do Mundial de Clubes, campeão da Supercopa da UEFA, além de conquistar a terceira colocação da Premier League. Durante as decisões de 2022, participou dos elencos que ficaram com o vice-campeonato da FA Cup e da Copa da Liga Inglesa, em ambas as finais o time londrino foi derrotado pelo Liverpool nos pênaltis, mas Jorginho converteu suas cobranças.
O atleta também se tornou o primeiro jogador da história da Premier League a marcar 10 gols consecutivos de pênalti, feito alcançado após converter uma penalidade em vitória por 3 a 0 sobre o Newcastle, no dia 30 de outubro. Na Liga dos Campeões de 2021–22, fez dois gols contra o Malmö, pela fase de grupos; porém, o Chelsea acabou eliminado nas quartas de final.
Após sua transferência para o Arsenal, Jorginho seguiu compondo o meio-campo da equipe, participando de jogos em alto nível. Seu desempenho contínuo manteve o interesse de outros clubes, como o Flamengo, que passou a monitorar a situação do volante como possível reforço.
Jorginho nunca atuou profissionalmente pelo futebol brasileiro, tendo sido revelado pelo Hellas Verona, da Itália, e toda sua carreira foi construída na Europa, com passagens por times tradicionais do continente e presença regular em convocações da seleção italiana.
Fonte: Transfermarkt