Perfil
Yago Pikachu, idolatria e simbolismo para levar o Fortaleza à final da Sul-Americana

Fortaleza anuncia compra de Yago Pikachu, com contrato até 2025 Foto: Mateus Lotif / FEC
Antes lateral, hoje atacante, ele é um dos principais nomes na ascensão do Fortaleza e ajudou a levar o Laion à final da Sul-Americana
Yago Pikachu é um atleta que chama muito a atenção pelo nome. Remetendo ao Pokémon mais famoso do anime japonês, o paraense deixou o Paysandu como ídolo, teve boa passagem no Vasco, e hoje também é idolatrado no Fortaleza. Ele é um dos símbolos da ascensão do Laion no futebol brasileiro e Sul-Americano.
Então além do nome, Yago Pikachu também mostra que merece a atenção pelo que desempenha em campo. Surgiu como lateral-direito e também joga como atacante. Hoje, se firmou na ponta-direita e é um dos destaques do elenco do Fortaleza há três temporadas.
Confira, neste perfil do Click Esportivo, a história do atleta paraense que faz sucesso no Nordeste. De apelido folclórico, com muitos gols, assistências, dribles e idolatria. Marcou um dos gols que decretaram a classificação do Fortaleza à final da Sul-Americana e pode conquistar esse título inédito para o Laion.

Foto: Mateus Lotif / FEC
Quem é Yago Pikachu?
Glaybson Yago Souza Lisboa, ou Yago Pikachu, é paraense, nascido em Belém, e tem 31 anos. Ele iniciou sua carreira ainda criança, no futsal da Tuna Luso. Por lá, ganhou o apelido do Pokémon , justamente por ser pequeno e muito rápido. Com isso, um treinador o “batizou” dessa forma.
Inicialmente, ainda criança, ele não gostava do apelido. Mas o nome pegou e assim seguiu conhecido. Depois, aos 13 anos, passou a defender o Paysandu, ainda nas categorias de base. O jovem passou por todas as categorias até estrear como profissional, em 2012.
Logo no primeiro ano de Paysandu, Pikachu se destacou e mostrou sua importância para a equipe. Foram quatro temporadas no Papão, somando 213 jogos e 62 gols marcados.
Em 2016, o ponta acertou com o Vasco. Apesar de ser um jogador carismático com a torcida, não conseguiu ter o mesmo destaque que teve no Paysandu. Ainda assim, passou cinco temporadas no Alvinegro, com 248 partidas e 39 gols, além de 16 assistências.

Foto: Divulgação/Paysandu
Porém, foi no Fortaleza que Pikachu reencontrou seus grandes momentos de idolatria e bom futebol. Contratado em 2021, aos poucos ele galgou espaço, se tornou titular e é uma das principais peças no atual momento da equipe cearense.
Ele foi um dos pilares do time na grande campanha do Brasileirão de 2021, onde o Tricolor do Pici chegou como uma surpresa para muitos e conquistou a 4ª colocação naquele campeonato, com 58 pontos.
O atacante formou um lado direito muito forte no Fortaleza, ao lado de Tinga, que aparecia como lateral ou como zagueiro pelo lado direito. Com isso, dava liberdade para Pikachu aproveitar todo seu potencial ofensivo.
Em 2022, ele seguiu como um jogador muito importante no Laion, principalmente nas conquistas da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense. Pikachu também continuou como um dos principais nomes da equipe na campanha da Libertadores, onde o Tricolor caiu nas oitavas de final, para o Estudiantes-ARG.

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC
O Fortaleza vivia um momento muito ruim no Brasileirão, em contraponto às outras competições, em que apresentava um nível melhor. Com isso, em meio à reformulação de equipe, com saídas e chegadas de novos atletas, o ponta recebeu uma boa proposta do futebol japonês.
A oferta balançou o atleta e o Tricolor do Pici, que aceitou vendê-lo por 800 mil dólares (cerca de R$ 4,3 milhões na época). Assim, se concretizou a transferência para o Shimizu S-Pulse.
A passagem de Yago Pikachu pelo futebol japonês, apesar do nome e o marketing envolvido na sua contratação, não foi proveitosa. Foram 12 jogos disputados, nenhum gol, e o rebaixamento do Shimizu S-Pulse na Primeira Divisão Japonesa.
Para 2023, depois do Fortaleza se salvar do rebaixamento em 2022, as negociações para o retorno do jogador aconteceram de maneira natural e ele voltou ainda no começo da temporada.
Apesar de não ter mais o mesmo status de titular, Yago Pikachu continua sendo uma peça importante para o Fortaleza. Ele é o “12º jogador” da equipe, sendo acionado em praticamente em toda partida que estiver disponível.

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza
Com a lesão de Marinho, que era o titular na ponta-direita, Pikachu retomou o posto e foi importante demais na classificação para a final da Sul-Americana. Isso porque, além de ter boa atuação, ele marcou um dos gols da vitória por 2 x 0 em cima do Corinthians, no Castelão.
Um gol que foi extremamente simbólico, assim como o jogo. O ponto alto do Tricolor do Pici, que chega à sua primeira final de competição internacional, além de ser o primeiro time nordestino a registrar esse feito em uma Sul-Americana.
Pikachu é um dos principais pilares do segundo grande momento de ascensão do Fortaleza, de 2021 até 2022. Agora, em 2023, podemos dizer que a equipe vive seu terceiro estágio nesse desenvolvimento, que o eleva de patamar no futebol nacional e sul-americano. O Laion quer mais e vai buscar, com certeza.
Quais os times em que Yago Pikachu jogou?
Yago Pikachu jogou, até agora, em apenas quatro clubes em toda a sua carreira. Ele iniciou pelo Paysandu, entre 2012 e 2015. Depois, foi para o Vasco, onde jogou entre 2016 e 2020.
Depois, acertou com o Fortaleza, onde jogou em 2021 e pouco mais da metade de 2022, até ser vendido para o Shimizu S-Pulse, do Japão. Foram apenas seis meses no clube japonês, que o reemprestou para o Leão do Pici, que ele defende atualmente.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco
Quantos gols tem Yago Pikachu no Fortaleza?
Até a publicação deste perfil, no dia 16 de outubro, Yago Pikachu tem 156 jogos oficiais pelo Fortaleza, onde balançou as redes 39 vezes.
A probabilidade é de que esse número aumente até o final da temporada, pois o Laion tem ainda mais 13 jogos a disputar até o final da temporada 2023. Desse total, 12 jogos serão pelo Campeonato Brasileiro, e um pela Sul-Americana, justamente a grande final do torneio.
Quais os títulos de Yago Pikachu?
Yago Pikachu tem seis títulos conquistados ao longo da sua carreira por três clubes diferentes e busca o sétimo, na final da Sul-Americana. Desses, quatro troféus foram pelo Fortaleza, um pelo Paysandu e um pelo Vasco.
Ao todo, o atacante ganhou três vezes o Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023), uma vez o Campeonato Paraense (2013), além de ter um Campeonato Carioca (2016) e uma Copa do Nordeste (2022).

Foto: Mateus Lotif / FEC