Perfil
Hulk, o paraibano que brilhou no exterior e aumenta mais sua idolatria com gols pelo Atlético-MG

(Foto: Pedro Souza/Atlético)
Atacante do Atlético-MG termina 2023 com números muito expressivos aos 37 anos e tem gás para jogar por mais tempo
O paraibano Givanildo é dono de uma canhota potente, sendo um artilheiro nato. Hulk, aos 37 anos, segue sendo peça fundamental no Atlético-MG com grande forma física, aumentando ainda mais sua idolatria junto à torcida com gols e conquistas.
O camisa 7 do Galo terminou mais uma temporada com números incríveis desde que voltou ao Brasil e tem contrato com o Alvinegro até o fim de 2024. Mas ele não tem intenção de parar de jogar nem tão cedo. Tem muito gás e, principalmente, muita força para continuar nos gramados.
O atacante paraibano é mais um personagem da série de perfis do Click Esportivo. Saiba mais sobre a trajetória de Hulk, desde sua saída do interior da Paraíba até hoje, como um jogador consolidado e um dos melhores atletas no futebol brasileiro há 3 anos.

Foto: Divulgação/Atlético-MG
Quem é Hulk?
Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, é natural de Campina Grande, maior cidade do interior da Paraíba e a 2ª maior do estado, no dia 25 de julho de 1986.
O nome do atacante paraibano é uma homenagem ao ex-volante e ex-técnico Givanildo Oliveira, que passou por clubes como Corinthians, Fluminense, Santa Cruz e Sport.
Hulk era uma criança que sempre foi apaixonada pelo futebol e ganhou o apelido não só pela sua força, seja jogando bola ou fazendo outras atividades. Mas também por gostar muito do personagem que via em um seriado na televisão.

Foto: Pedro Souza/Atlético
Ele brincava muito dizendo que era o Hulk, levantava coisas pesadas e dizia que era o super herói da Marvel Comics. Então assim ganhou o apelido de vez, dado pelo pai, seu Gilvan, que o chamou de Hulk “para valer” e assim ficou.
Essa força também era mostrada quando ajudava os pais no trabalho, em uma feira na cidade natal. Mas com uma vida humilde, ele sempre sonhou de, através do futebol, poder dar uma melhor condição financeira à sua família. O ex-feirante resolveu focar em buscar sua carreira como jogador profissional.
Assim, mesmo com dificuldades financeiras, Hulk passou pelas categorias de base Serrano-PB, Vilanovense-POR, São Paulo e Vitória, até seguir carreira no Japão e finalmente deslanchar aos 20 anos. O resto da história é o sucesso que ele alcançou.

Foto: Divulgação/FC Porto
Em quais clubes Hulk jogou?
O atacante paraibano defendeu, ao todo, 8 clubes na sua carreira como jogador profissional. Enquanto que, no Brasil, foram apenas dois clubes.
Ele foi revelado pelo Vitória e passou por Kawasaki Frontale, Consadole Sapporo e Tokyo Verdy, do Japão, além do Porto, de Portugal, Zenit, da Rússia, Shanghai SIPG, da China, e Atlético-MG.
Entretanto, pelo Rubro-negro baiano, o avançado mal jogou. Foram apenas 2 partidas disputadas pelo Vitória, antes de se transferir para o futebol japonês.

Foto: Reprodução/Instagram de Hulk (@hulkparaiba)
Os clubes pelos quais o centroavante mais jogou na carreira foram o Atlético-MG (173 jogos), Porto (170 jogos), Zenit (148 jogos) e Shanghai SIPG (145 jogos). Em todos eles passou tempo suficiente para conquistar idolatria e ser sempre lembrado pelos torcedores.
No futebol japonês, por serem 3 clubes diferentes em 3 anos, ele só passou de 50 partidas pelo Tokyo Verdy, totalizando 56 confrontos pelo time da capital japonesa. Ele ainda fez 41 jogos pelo Consadole Sapporo e 14 pelo Kawasaki Frontale.
Quantos gols Hulk já fez?
Ao todo, Hulk tem 411 gols marcados em 798 partidas disputadas como um jogador profissional. Esse número dá uma média de 0,52 gol por jogo ao longo da carreira.
Uma curiosidade sobre o atacante, é que ele marcou a mesma quantidade de gols em três clubes diferentes, no Porto, Zenit e Shanghai SIPG: 77 gols por cada.
Além dessa coincidência no número de gols, o atleta também soma bons números de assistências. Pelo Porto, onde iniciou sua passagem pelo futebol europeu, foram 50 assistências. No Zenit, 10 assistências. Enquanto que no Shangai SIPG, o paraibano distribuiu 42 assistências.

Foto: Divulgação/Zenit
Quantos gols Hulk tem com a camisa do Galo?
É pelo Atlético-MG onde o centroavante mais fez gols na carreira. Ao todo, ele marcou 95 gols em 173 jogos, além de ter também 32 assistências nesse período.
Também foi pelo Galo, na atual temporada de 2023, em que o camisa 7 se tornou o segundo jogador, desde 2007, a fazer mais de 10 gols e dar mais de 10 assistências em uma mesma edição de Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram 15 gols e 11 assistências em 34 partidas.
Ele fez uma dupla de ataque bastante memorável com Paulinho, que se consagrou artilheiro do Brasileirão deste ano com 20 gols. Muitos deles com a ajuda do veterano Hulk, que terminou como o 3º maior goleador do torneio e também o maior assistente do torneio, ao lado de Luis Suárez.
A temporada mais goleadora do jogador pelo Atlético-MG foi justamente a de 2021, onde disputou 68 partidas e balançou as redes 36 vezes, além de ter dado 13 assistências para companheiros.

Foto: Reprodução/Instagram do Hulk
Quais os títulos de Hulk?
A lista de títulos de Hulk é extensa, com 24 títulos conquistados ao longo de 20 temporadas como profissional. Antes de ir para o exterior, ele ainda foi campeão do Campeonato Baiano de 2004 pelo Vitória.
No Porto, ele ganhou a Liga Europa (2010/2011), o tetracampeonato Português (2008/2009, 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013), o tricampeonato da Taça de Portugal (2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011), e o tetracampeonato da Supertaça de Portugal (2009, 2010, 2011 e 2012).

Foto: Divulgação/FC Porto
Pelo Zenit, Hulk foi campeão da Liga Russa (2014/2015), da Taça da Rússia (2015/2016) e da Supercopa da Rússia (2015). No Shanghai SIPG, o atacante conquistou a Superliga Chinesa (2018) e a Supercopa Chinesa (2019).
Enquanto isso, na volta ao Brasil para defender o Atlético-MG, o camisa 7 empilhou mais títulos. Ele ganhou o Brasileirão (2021), a Copa do Brasil (2021), a Supercopa do Brasil (2022) e o tricampeonato Mineiro (2021, 2022 e 2023).

Foto: Pedro Souza/Atlético-MG