Tênis
Thiago Monteiro vence top-40, avança em Roma e volta ao top-100

Divulgação/Internazionali BNL d’Italia
Brasileiro superou Gaël Monfils em dois sets
O tenista cearense Thiago Monteiro (#106) manteve a boa sequência e conseguiu mais uma vitória importante no circuito nesta quarta-feira (8). Enfrentando o experiente francês Gaël Monfils (#38), o brasileiro garantiu a vitória, avançou à 2ª fase do Masters 1000 de Roma.
De quebra, a vitória também levou Monteiro de volta ao top-100 após 10 meses fora. Na atualização em tempo real do ranking da ATP, ele aparece como 94º, já somando 12 posições ganhas. A atualização oficial, porém, só será feita após as disputas em Roma, com ele ainda podendo subir mais posições, caso continue avançando no torneio, ou perder algumas, em caso de boas campanhas de tenistas mais mal ranqueados.
Nas últimas semanas, Monteiro vem empilhando bons resultados. Furando o quali de dois Masters 1000 de sequência e chegando a vencer um top-10, marca alcançada há 10 dias, contra o grego Stefanos Tsitsipas. Agora, a vitória sobre Monfils reforça a boa fase do tenista de 29 anos, ainda mais pela autoridade do resultado em dois sets: 6/2 7/5.
Forte no saque, com sete aces no jogo e incríveis 100% de aproveitamento nos pontos de segundo serviço, ele conseguiu se aproveitar das dificuldades do francês para já abrir o jogo uma quebra à frente e ampliar a vantagem no 5/2 e, no 2º set, não precisar salvar nenhum breakpoint antes de confirmar o seu, de zero, no 5/2.
Thiago Monteiro e o Brasil no Masters 1000 de Roma
Com a vitória, Thiago Monteiro avança à 2ª fase do torneio italiano e enfrenta mais um top-40. Dessa vez seu adversário será o australiano Jordan Thompson (#35). Ele não vem bem nas disputas de simples nessa gira de saibro, com apenas uma classificação à 3ª fase de um torneio, em Houston, mas já garantiu duas taças em duplas, incluindo a do Masters 1000 de Madrid, na semana passada.
Além dele, o Brasil também tem Thiago Wild (#61) na chave masculina de simples. Ele estreia nesta quinta (9), contra o francês Grégoire Barrère (#115). Além disso, sua estreia nas duplas, ao lado do o argentino Sebastián Baéz também será na quinta, assim como as de Rafael Matos, com o argentino Andrés Molteni, Marcelo Melo, com o alemão Alexander Zverev, e Luisa Stefani, com a neerladesa Demi Schuurs.
No WTA, Bia Haddad Maia (#13) é o único nome do Brasil no torneio de simples. Ela tem um bye na 1ª rodada e estreia direto na 2ª fase, contra a chinesa Wang (#42), que a eliminou no Catar. O jogo de Bia será na sexta-feira (10).