Surfe
Italo Ferreira vence etapa da WSL no Taiti e entra na briga pela vaga nas finais
Brasileiro sobre 11 posições na liga com o título
Deu Brasil em Teahupo’o. Nesta quinta-feira (31), o campeão olímpico Italo Ferreira superou John John Florence na final da etapa de Taiti da Liga Mundial de Surfe (WSL) e garantiu o título. Essa foi a 1ª vez que o potiguar foi campeão na praia que receberá a disputa do surfe em Paris-2024.
A disputa do último dia do torneio foi marcada por ondas pesadas e grandes exibições na Polinésia Francesa. Gabriel Medina parou na semifinal, justamente contra John John Florence. Antes disso, ele já tinha conseguido uma nota 10 nas quartas de final. Depois, Italo surfou enfrentou o havaiano e garantiu o título da 6ª etapa da temporada com um placar de 17,70 x 17,16.
Esta foi apenas a 1ª vez na temporada 2024 que o Brasil chegou à final da WSL. Antes, a disputa masculina já tinha tido dois títulos para australiano, dois para estadunidenses e um para um havaiano. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb chegou a marcar uma nota 10, mas caiu na semifinal, contra a francesa Vahine Fierro, que venceu a competição.
A WSL
Com o título, porém, Italo chega aos 22.715 pontos, ganha 11 posições e assume a 5ª colocação do ranking da temporada, entrando no top-5 que vale uma vaga nas finais. Além dele, o país ainda tem outros nomes com chance de entrar para a briga, como o tricampeão Gabriel Medina, atualmente em 12º, com 18.150. Tati Weston-Webb, 7ª colocada, também está bem posicionada na briga pela final.
Ainda restam mais três etapas da WSL 2024, em El Salvador (6 a 15 de junho), Brasil (22 a 30 de junho) e Fiji (20 a 29 de agosto), antes das finais, nos Estados Unidos, em setembro. Antes disso, porém, Tehuapo’o terá a disputa do surfe nos Jogos Olímpicos, com a presença de seus brasileiros: Gabriel Medina, Filipe Toledo, João Chianca, Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel.