Fora de Campo

Adidas proíbe venda de uniforme 44 da Alemanha por semelhança com símbolo nazista

<p>Número 4 do uniforme da Alemanha gerou polêmica (Foto: Franck Fife/AFP)</p>

Número 4 do uniforme da Alemanha gerou polêmica (Foto: Franck Fife/AFP)

Novo kit da Alemanha também gerou polêmica por causa da cor de uniforme alternativo

A empresa de materiais esportivos Adidas decidiu proibir a comercialização do novo uniforme da Alemanha personalizado com o número 44. A decisão foi tomada após a fonte adotada para a camisa ser comparada ao símbolo da Schutzstaffel (SS), organização paramilitar nazista.

“Bloquearemos a personalização das camisas”, afirmou Oliver Brüggen, porta-voz da empresa, em entrevista à BBC. “Nós, como empresa, estamos comprometidos em nos opor à xenofobia, ao antissemitismo, à violência e ao ódio em todas as formas”, completou.

A Federação Alemã de Futebol (DFB) também se manifestou sobre a polêmica. Por meio de nota divulgada nas redes sociais, a entidade alegou que o material foi revisado em parceria com a UEFA e nenhum problema foi detectado inicialmente. 

Carregando...

“A DFB verifica os números de 0 a 9 e depois envia os números de 1 a 26 à UEFA para revisão. Nenhuma das partes envolvidas viu qualquer proximidade com o simbolismo nazista no processo de desenvolvimento do design da camisa”, diz um trecho do comunicado.

Ainda assim, a DFB prometeu revisar o desenho e formular uma nova proposta. “Levamos a informação muito a sério e não queremos fornecer uma plataforma para discussões. Juntamente com o nosso parceiro 11teamsports, iremos desenvolver um design alternativo para o número 4 e coordená-lo com a UEFA”, completou a organização.

Uma outra polêmica envolvendo o novo kit da Alemanha se deu pela presença de um uniforme alternativo com a cor rosa brilhante, com o intuito de representar a diversidade do país. No entanto, uma parcela dos torcedores não se agradou e criticou uma possível fuga da tradição na escolha das cores.

Carregando...

Leia também: Nike será fornecedora da seleção da Alemanha a partir de 2027