Fora de campo

Sindicato de jogadores vai à justiça contra a FIFA por Mundial de Clubes 2025

<p>Membros do FIFPro questionam impactos na saúde dos jogadores (Foto: Reprodução)</p>

Membros do FIFPro questionam impactos na saúde dos jogadores (Foto: Reprodução)

Sindicato de jogadores questiona excesso de jogos e prejuízo à saúde dos atletas

Um grupo de integrantes do Sindicato Internacional dos Jogadores de Futebol (FIFPro) abriu uma ação judicial contra a FIFA, nesta quinta-feira (13), em razão do impasse envolvendo o Mundial de Clubes de 2025

Para a entidade, não houve diálogo para a construção do formato e do calendário do torneio, sendo prejudicial aos atletas o regulamento previsto atualmente para a competição.

A principal queixa é a quantidade excessiva de jogos ao longo da temporada, uma vez que a competição vai envolver 32 equipes, divididas em oito grupos, com um formato semelhante à Copa do Mundo.

Carregando...

Em parceria com a FIFPro, a Associação de Jogadores Profissionais de Futebol, da Inglaterra, e União Nacional de Jogadores Profissionais, da França, solicitaram ao Tribunal de Comércio de Bruxelas que o caso fosse levado para o Tribunal de Justiça da União Europeia.

“Uma vez que todas as tentativas de diálogo falharam, agora cabe a nós garantir que os direitos fundamentais dos jogadores sejam plenamente respeitados, levando a questão para os tribunais europeus e, portanto, ao Tribunal de Justiça da União Europeia. Não se trata de estigmatizar uma determinada competição, mas de denunciar tanto o problema subjacente como a gota d’água que fez o copo transbordar”, declarou David Terrier, presidente da FIFPro Europa.