Fora de Campo
Explorando os maiores estádios do mundo: das arquibancadas lotadas aos recordes em campo

Os maiores estádios do mundo já testemunharam momentos históricos do esporte além de quebrar vários recordes. Conheça os maiores palcos do futebol mundo afora.
O estádio é o maior elo entre um clube de futebol e sua torcida. É neste espaço onde a legião de apaixonados se encontra com a sua paixão em comum, formando uma verdadeira comunidade.
As arenas são ainda locais que guardam importantes recortes da vivência coletiva dos times, seja na forma tocável, como os troféus, ou no imaginário afetivo.
Mas como os clubes definem o melhor momento para a construção ou reforma de um estádio? O que está envolvido na definição da capacidade das arenas? Existe alguma restrição para o tamanho de um estádio?
Neste artigo, o Click Esportivo traz algumas respostas possíveis para estas e outras questões em relação aos estádios de futebol.
O que define a capacidade de um estádio de futebol?
Não existe uma legislação que delimite o tamanho máximo que um estádio de futebol pode atingir, seja pelas entidades que regulam o esporte ou a nível governamental.
Porém, a definição da capacidade é uma equação complexa, que envolve diversos fatores que têm maior ou menor impacto na hora da decisão.
Um ponto fundamental, talvez o mais óbvio, é a questão financeira. O clube precisa avaliar as condições para o investimento em uma reforma ou construção de uma nova arena.
Para isso, é possível buscar parcerias com patrocinadores que possam compartilhar a responsabilidade pela manutenção do local, cedendo o devido espaço publicitário.
Outro aspecto a ser avaliado é a torcida e a sua presença nos jogos do clube. Para ser viável, um estádio precisa, principalmente, da renda que vem da casa cheia.
Satisfeitos os critérios anteriores, é preciso pensar também no projeto arquitetônico, se o bairro onde o estádio vai ser implantado possui um determinado planejamento urbanístico que restringe a presença de grandes empreendimentos.
Nesse momento, entra em cena a equipe responsável pelo design da estrutura, tomando decisões que envolvem, por exemplo, maior ou menor proximidade entre o campo e a arquibancada.
A parte técnica estrutural conta ainda com a avaliação da engenharia, que deve viabilizar o projeto priorizando sempre a segurança e o conforto do público.
Todo o processo deve ser pensado entendendo a importância central da torcida para a atmosfera de um jogo de futebol, tida corretamente como um 12º atleta em campo.
Quais os maiores estádios do mundo?
O futebol é o esporte mais popular do mundo, seja em termos de praticantes, atletas profissionais, audiência televisiva ou rentabilidade publicitária.
Portanto, é fácil compreender a razão da existência de empreendimentos colossais destinados à sua prática ao redor do mundo.
O Brasil, apesar de ser considerado o país do futebol, ocupa a 25ª posição entre os maiores do mundo, representado pelo Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.
Confira a lista dos maiores estádios de futebol do mundo:
-
Estádio Primeiro de Maio Rungrado (Coréia do Norte)
Localizado em Pyongyang, na Coreia do Norte, é o maior estádio em funcionamento do mundo, com capacidade para 150 mil pessoas.
Fundado em 1989, com impressionantes 207 mil m², o estádio é utilizado pela Seleção Norte-Coreana de Futebol, além de outros eventos esportivos e culturais.
-
Michigan Stadium (EUA)
Construído em 1927, o segundo maior estádio do mundo pertence a uma equipe de futebol americano, o Michigan Wolverines. Porém, o local também já recebeu partidas de futebol.
Com capacidade para 107.601 pessoas, segundo números oficiais, o estádio já chegou a receber mais de 115 mil espectadores, sendo o maior dos Estados Unidos atualmente.
-
Melbourne Cricket Ground (Austrália)
Localizado em Melbourne, na Austrália, a terceira posição também não tem o futebol como esporte principal, mas o cricket. Porém, o local costuma receber partidas da Seleção Australiana de Futebol.
Inaugurado em 1854, o estádio já chegou a abrigar mais de 120 mil pessoas, mas os números oficiais indicam a capacidade de 100.024 torcedores.
-
Camp Nou (Espanha)
Inaugurado em 1957, o Camp Nou é a casa do clube espanhol Barcelona. Possui capacidade atual para 99.354, mas está em fase de reformas para expansão, pretendendo abrigar cerca de 105 mil espectadores.
O estádio já foi palco de eventos importantes do futebol europeu e mundial, como a Eurocopa 1964, a Copa do Mundo 1982 e a final da Liga dos Campeões da UEFA nos anos de 1989 e 1999, ambas as partidas com um público de mais de 90 mil pessoas.
-
FNB Stadium (África do Sul)
Localizado em Joanesburgo, na África do Sul, o estádio abriga partidas do Kaizer Chiefs FC e da Seleção Sul-Africana de Futebol. Inaugurado em 1989, possui capacidade para 94.736 espectadores.
Em 2010, foi palco da Copa do Mundo da FIFA, recebendo diversas partidas importantes, como a de abertura e a grande final, todas com público de mais de 80 mil pessoas. Recebe também shows e outros eventos culturais e esportivos.
A experiência de torcer em um grande estádio
Quanto maior a dimensão do evento esportivo, maiores são os desafios encarados para fornecer ao público presente a melhor experiência possível.
Por isso, não basta que os gestores se preocupem com a expansão da capacidade de um estádio por mera capricho numérico.
O investimento precisa garantir, principalmente, o conforto e a segurança dos espectadores, entendendo que muitos públicos distintos e com suas particularidades se encontram no mesmo local.
Um jovem integrante de torcida organizada tem expectativas diferentes de um idoso ou de uma família com crianças pequenas quando vão a um jogo de futebol.
Da mesma forma, motoristas de carros particulares, motoqueiros e pessoas que utilizam transporte público vão ter experiências diferentes em seu deslocamento, que vão pesar na experiência do evento como um todo.
Por isso, é preciso que as partes envolvidas na gestão de grandes arenas tenham a compreensão do impacto causado por sua construção na dinâmica de um bairro ou cidade, o que demanda uma articulação bem planejada a cada partida.
O que esperar do futuro dos grandes estádios?
O avanço tecnológico trouxe mudanças de perspectiva e inovações em todas as áreas do conhecimento e sociabilidade humana, e com o futebol não seria diferente.
A capacidade de um estádio certamente segue como um fator importante para um clube, visto que presenciar uma multidão em êxtase, vibrando por um objetivo comum, tem um ingrediente adicional de adrenalina para atletas e torcedores.
Porém, a experiência imersiva atual vem cada vez mais demandando um aprofundamento da conexão com o exterior, do compartilhamento dos acontecimentos em tempo real, da inteligência artificial que auxilia no andamento da partida.
O regulamento do Campeonato Brasileiro 2023, por exemplo, exige que as decisões da arbitragem de vídeo devam ser transmitidas e justificadas em telão ao longo do jogo.
É um nível de interligação de tecnologias que tende a se aprimorar nos próximos anos, no Brasil e ao redor do mundo, tornando-se um elemento central a ser considerado nas futuras reformas dos estádios, para além da ampliação da capacidade.
Acompanhe os espetáculos que acontecem nesses estádios com as informações pré e pós jogos aqui do Click Esportivo.