CARIOCA
Botafogo vence Fluminense e depende de tropeço do Vasco para ir às semifinais do Carioca

Marlon Freitas fez valer a lei do ex e marcou dois contra o Fluminense (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Botafogo só avança às semis se o Vasco não vencer a Portuguesa
No Clássico Vovô, o Botafogo venceu o Fluminense por 4×2 no Maracanã, na última rodada da Taça Guanabara, e depende de tropeço do Vasco para ir às semifinais do Campeonato Carioca.
Ambos entraram com times alternativos. O Tricolor poupou por conta do desgaste durante a conquista da Recopa, enquanto o Fogão preservou visando o duelo contra o Bragantino pela Libertadores.
O Glorioso abriu 2×0 com 15 minutos. Marlon Freitas e Raí marcaram. Lelê diminuiu. Nos instantes finais, dois pênaltis. JK empatou, mas Marlon Freitas fez 3×2. Emerson Urso fechou a conta.
Como está a classificação?
A vitória fez o Botafogo atingir os 20 pontos, ultrapassar o Vasco, com 19, e chegar à quarta posição. Assim, torce para que o Cruzmaltino pelo menos empate com a Portuguesa logo mais.
Já o Fluminense, que tem 21 pontos, corre o risco de perder a vice-liderança e terminar em quarto lugar. Para isso, o Vasco precisa vencer e o Nova Iguaçu pontuar contra o Volta Redonda.
Os últimos jogos da 11ª rodada acontecem às 18h10 deste domingo (3).
O jogo
O Botafogo foi eficaz nos primeiros minutos e construiu boa vantagem. Aos dois, o volante Marlon Freitas pisou na área e chutou forte no canto de Felipe Alves.
Pouco depois, Raí, que já tinha dado assistência para o gol anterior, deixou o dele. O jovem soltou uma bomba da entrada da área e balançou as redes.
No decorrer do tempo, o Fluminense foi melhorando na partida e passou a ser incisivo no ataque. Até que, aos 25, Lelê mostrou oportunismo e diminuiu.
O atacante recebeu em profundidade, contou com a bobeira da defesa alvinegra e tocou na saída de Gatito. Logo em seguida, perdeu chance semelhante.

(Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Final emocionante
Desde a reta final do primeiro tempo, o confronto ficou igualado tecnicamente. Esse foi o cenário de grande parte da etapa complementar.
Aos 36 minutos, veio a chance do empate. Damián Suárez derrubou John Kennedy na área. Pênalti marcado. Na cobrança, JK bateu de cavadinha e deixou tudo igual.
No lance imediatamente seguinte, outro pênalti. Dessa vez para o Alvinegro. Kauê roubou a bola de André, que tentou se recuperar, mas cometeu a penalidade e foi expulso.
Marlon Freitas chamou a responsabilidade, pegou a bola e cobrou no meio do gol – devolvendo o triunfo para as mãos do Glorioso, que conseguiu ampliar no último lance.
Emerson Urso se antecipou à marcação de Marcelo e completou de cabeça o cruzamento certeiro de Hugo pelo lado esquerdo.