Esportes
Meia Maratona de Pequim investiga possível fraude envolvendo vencedor e outros 3 atletas

He Jie, vencedor da Meia Maratona de Pequim no último domingo (Foto: William West/AFP)
Chinês He Jie ultrapassou adversários na reta final da Meia Maratona de Pequim
As autoridades chinesas e os organizadores da Meia Maratona de Pequim estão investigando um caso de fraude envolvendo a disputa da prova neste domingo (14). As suspeitas dão conta de um possível favorecimento ao maratonista chinês He Jie, vencedor da edição, que ultrapassou os quenianos Robert Keter e Willy Mnangat e o etíope Dejene Hailu na reta final com certa facilidade.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver os atletas que estavam na ponta diminuindo a velocidade, além de acenar para que o adversário ultrapassasse. Com a vitória, o chinês de 25 anos levou para casa um prêmio de 5.500 dólares (cerca de R$ 28,5 mil).
O vencedor fechou os 21 quilômetros de prova com o tempo de 1 hora, 3 minutos e 44 segundos, acompanhado por Robert Keter em segundo, Willy Mnangat em terceiro e Dejene Hailu na quarta colocação.
Um representante da World Athletics, entidade responsável pela organização da prova, comentou o caso em entrevista ao canal BBC Sport. “Estamos cientes das imagens que circulam online da meia maratona de Pequim neste fim de semana e entendemos que uma investigação está sendo conduzida pelas autoridades locais relevantes. A integridade do nosso esporte é a maior prioridade na World Athletics, enquanto esta investigação estiver em andamento, não poderemos fornecer mais comentários”, declarou o porta-voz.