Série B
Amazonas e Paysandu garantem acesso à Série B de 2024

Amazonas e Paysandu sobem para a Série B 2024. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu
Amazonas nunca jogou a Série B
Amazonas e Paysandu garantiram o acesso para a Série B de 2024 neste sábado (7) na última rodada da terceira fase da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023.
O time do Amazonas venceu com tranquilidade o Botafogo-PB, na Arena da Amazônia, e chegou a 12 pontos, terminando na liderança do grupo C na segunda fase da competição.
O primeiro lugar do grupo garantiu ao Amazonas, além do acesso inédito na sua história, a vaga na final da competição.
Já o Paysandu precisou das contas do saldo de gols para confirmar o acesso à Série B. O Papão perdeu seu jogo contra o Volta Redonda por 1×0, caso tomasse o segundo gol os paraenses seriam eliminados pelos critérios de desempates, mas o time se segurou até o fim e garantiu a volta à Série B.
O Paysandu volta a disputar a segunda divisão nacional após cinco anos, a última vez da equipe na Série B foi em 2018, quando caiu para a terceira divisão.
Trajetória
O Amazonas terminou a primeira fase da competição no 3º lugar e somou 32 pontos em 19 jogos. Foram 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Já na segunda fase a liderança ao fim de seis jogos veio com quatro vitórias e duas derrotas.
Já o Paysandu terminou a primeira fase em 7º lugar, um ponto a mais que o primeiro time fora da zona de classificação. O time fez 8 vitórias, 5 empates e 6 derrotas na primeira fase e somou 29 pontos. Na segunda fase foram 3 vitórias, um empate e duas derrotas que garantiram o retorno à segundona.
Mais uma vaga
Neste domingo (8), o grupo B da Série C, entra em campo para definir a ultima vaga da Série B 2024. O Brusque com 12 pontos já está com acesso garantido e com a vaga na final para enfrentar o Amazonas. São Bernardo, São José e Operário ainda lutam pela ultima vaga.
O São Bernardo, enfrenta o Operário, e é o único time que depende apenas de si para o acesso a Série B. Se vencer a vaga está garantinda, Se perder e o São José tropeçar contra o Brusque, quem sobe é o Operário. O São José precisa vencer e torcer pela derrota do São Bernardo.