Futebol
Média de pontuação da Série B após a 32ª rodada
Numa rodada com jogos cruciais para a sequência da Série B, Vitória e Atlético Goianiense se deram bem. Tropeços de outros candidatos ao acesso abriram espaço para que Mirassol e Vila Nova seguissem sonhando.
A 32ª rodada da Série B chegou ao fim nesta segunda-feira (16) com o empate em 2 a 2 entre Juventude e Sport, num confronto que envolveu dois postulantes ao acesso. Antes, o Vitória conseguiu importante resultado contra o Guarani, enquanto o Atlético Goianiense entrou no G-4 ao vencer a Ponte Preta fora de casa.
As derrotas de Guarani e Criciúma, aliada aos empates de Sport, Juventude e Novorizontino, permitiram que Vila Nova e Mirassol voltassem a enxergar o acesso como um sonho possível.
O quadro acima comprara a classificação atual da Série B do Brasileirão com a pontuação das equipes em edições anteriores dos pontos corridos, e é possível observar a alta pontuação das equipes que perseguem o G-4.
Na parte de baixo, a Chapecoense obteve um importante resultado ao vencer o Criciúma fora de casa, e colocou fogo numa briga que parecia perder força. Entre as equipes que brigam contra o rebaixamento, a Chape foi a única que venceu na rodada.
Vitória mais líder do que nunca
O Vitória deu um passo importantíssimo na briga pelo acesso ao vencer o Guarani por 2 a 0 no Barradão. Mais do que isso, o rubro-negro baiano ficou mais próximo do título, uma vez que abriu 5 pontos de diferença em relação ao Sport, atual vice-líder. A diferença é a maior já registrada nessa edição da Série B.
Diferença entre líder e vice-líder no 2º turno da Série B:
- 20ª rodada: 1 ponto
- 21ª rodada: 0 pontos
- 22ª rodada: 3 pontos
- 23ª rodada: 1 ponto
- 24ª rodada: 2 pontos
- 25ª rodada: 3 pontos
- 26ª rodada: 3 pontos
- 27ª rodada: 2 pontos
- 28ª rodada: 2 pontos
- 29ª rodada: 2 pontos
- 30ª rodada: 4 pontos
- 31ª rodada: 3 pontos
- 32ª rodada: 5 pontos
No 1º turno, a diferença havia oscilado entre 0 e 2 pontos.
Desde que a Série B passou a ser disputada em pontos corridos, oito equipes conseguiram abrir 5 pontos ou mais em relação ao 2º colocado na 32ª rodada. Todas foram campeãs. A maior vantagem perdida na briga pela taça ocorreu em 2017, quando o Inter acabou perdendo o título para o América Mineiro, mesmo tendo 3 pontos de vantagem na 32ª rodada.
Dragão no G-4
Com exceção do Vitória, nenhuma outra equipe que estava no G-4 até a rodada anterior conseguiu vencer. É bem verdade que a rodada marcava dois confrontos diretos entre os quatro primeiros colocados. O Guarani perdeu pro Vitória, o que lhe custou a vaga no G-4, enquanto Juventude e Sport ficaram no empate.
Bom para o Atlético Goianiense, que manteve a boa fase ao vencer a Ponte Preta por 2 a 0 e acabou entrando no G-4, algo que não ocorria desde a 7ª rodada. Com 9 vitórias nos últimos 11 jogos, o Dragão vem numa arrancada incrível nesta Série B. A equipe goiana chegou a ocupar a 12ª posição na 21ª rodada, e agora aparece como uma das favoritas ao acesso.
Posição do Atlético Goianiense nas últimas 11 rodadas:
- 21ª rodada: 12º
- 22ª rodada: 11º
- 23ª rodada: 9º
- 24ª rodada: 8º
- 25ª rodada: 8º
- 26ª rodada: 8º
- 27ª rodada: 8º
- 28ª rodada: 8º
- 29ª rodada: 7º
- 30ª rodada: 6º
- 31ª rodada: 5º
- 32ª rodada: 3º
Alto número de perseguidores
Do 5º ao 10º colocado, todas as equipes estão pelo menos 3 pontos acima da média histórica de suas respectivas posições. Com exceção do Guarani, atual 5º lugar, todas elas estão marcando o recorde de pontuação de suas posições na 32ª rodada.
O Vila Nova, atual 9º colocado, tem 5 pontos a mais que a média. Seus atuais 51 pontos lhe deixariam pelo menos três casas acima em quase todas as edições passadas da Série B de pontos corridos, com exceção de 2009 e 2012, quando estaria em 7º.
Além do Vila, que venceu o Botafogo de Ribeirão por 3 a 1, o Mirassol foi outro que se reaproximou da briga. A equipe do interior paulista conseguiu sua quarta vitória seguida ao bater o ABC por 2 a 1, e agora está a 3 pontos do Juventude.
Na 10ª posição, o CRB poderia ser outro mais próximo do sonho do acesso, mas a equipe alagoana acabou ficando no 0 a 0 diante do Ituano, a uma distância de 5 pontos do G-4.
Fogo na briga contra o rebaixamento
Se na rodada passada, um gap de quatro pontos se abriu entre o Z-4 e as demais equipes, dessa vez a diferença caiu para apenas um, a menor das últimas cinco rodadas.
Diferença entre 16º e 17º colocado nas últimas 5 rodadas:
- 28ª rodada: 3 pontos
- 29ª rodada: 2 pontos
- 30ª rodada: 2 pontos
- 31ª rodada: 4 pontos
- 32ª rodada: 1 ponto
A redução da diferença ocorreu graças ao triunfo da Chapecoense fora de casa contra o Criciúma. Além disso, nenhuma outra equipe da parte de baixo venceu. Sampaio, Ituano e Avaí empataram, enquanto a Ponte Preta perdeu em casa para o Atlético Goianiense.
O nível de pontuação das equipes da parte de baixo segue aquém da média histórica da Série B. Do Botafogo de Ribeirão em diante, todos os times estão pelo menos dois pontos abaixo da média de suas respectivas posições.
Veja mais sobre a Série B
Leia também: Estatísticas do Brasileirão Série B: história em números