CBF

AGU e PGR se manifestam pela recondução de Ednaldo Rodrigues a presidência da CBF

<p>AGU está favorável ao retorno de Ednaldo Rodrigues a presidência da CBF. Foto: Joilson Marconne / CBF</p>

AGU está favorável ao retorno de Ednaldo Rodrigues a presidência da CBF. Foto: Joilson Marconne / CBF

AGU e PGR foram até o STF pedir o retorno de Ednaldo Rodrigues a CBF

A Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria Geral da República (PGR), se manifestaram nesta quinta-feira (4), a favor da recondução de Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação da Brasileira de Futebol (CBF), depois da Justiça do Rio de Janeiro decidir pela anulação da eleição do mandatário. 

Segundo informou a AGU, a entidade endereçou um pedido liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que foi responsável por retirar Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF. 

“A interpretação dos dispositivos legais impugnados no sentido de permitir que o Poder Judiciário nomeie interventor em instituição desportiva, a despeito de seus estatutos, não parece, ao menos neste exame preliminar, constitucionalmente adequada e consentânea com a autonomia desportiva constitucionalmente assegurada”, diz parte da manifestação da AGU enviada ao STF. 

Carregando...

Entenda o caso

Ednaldo Rodrigues, que era presidente interino da CBF, realizou com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que mudou algumas regras da eleição que terminou com Ednaldo eleito.

Mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entendeu que o TAC não tinha validade e acabou derrubando a decisão, tirando Ednaldo da presidência e conduzindo de forma interina o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz, ao cargo, até que novas eleições fossem convocadas.

Mas, após uma manifestação do Partido Comunista do Brasil (PC do B) que acionou o STF a AGU e a PGR se manifestaram a favor da recondução dele ao cargo, o STF agora deve apreciar o pedido e decidir sobre o assunto.