Perfil
Rafael Thyere, o capitão que escreve sua história no Sport

Foto: Paulo Paiva/Sport
Capitão do Sport escreve história bonita no clube e se inspira em Durval
Um dos principais nomes do Sport nas últimas temporada, o zagueiro Rafael Thyere faz valer a faixa de capitão que carrega. Jogador de carreira e atuações sólidas na equipe, que se destaca também pela liderança.
O paraibano é cria da base do Paulista-SP e foi revelado pelo Grêmio, onde estreou profissionalmente e esteve no grupo que conquistou a Libertadores de 2017.
Contudo, é no Sport onde ele vive o melhor momento da sua carreira e conquistou o carinho de grande parte da torcida. Saiba mais sobre a história de Thyere neste perfil do Click Esportivo.

Foto: Rafael Bandeira/Sport
Quem é Rafael Thyere?
Rafael Thyere de Albuquerque Marques nasceu no dia 17 de maio de 1993. Com 31 anos de idade, ele é natural de João Pessoa, capital da Paraíba.
Ele jogou futsal desde cedo e defendia o Esporte Club Cabo Branco. Aos 13 anos, o paraibano fez a transição para o campo, jogando num clube criado pelo pai de um de seus colegas do futsal.
Uma curiosidade é que Rafael Thyere não passou por nenhum clube de futebol profissional de João Pessoa ou da Paraíba quando mais novo.
Nesse período, começaram a surgir oportunidades de peneiras para clubes de São Paulo. Diante disso, ele foi aprovado para defender o Paulista-SP e agarrou a oportunidade.
Thyere viajou para Jundiaí-SP em 2008 e sofreu para se adaptar. Ele contou com o apoio do pai, que estava com ele no interior de São Paulo. Mas ainda assim foi difícil.
O paraibano não desistiu, lutou bastante, se adaptou e foi crescendo dentro do clube. Com destaque na base, na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, recebeu uma oferta para se juntar ao Grêmio.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Ele foi por empréstimo ao Sub-20 do Imortal em 2011 e depois foi adquirido em definitivo pelo clube gaúcho, onde ficou até 2013 nos juniores.
Em 2014, iniciou seus primeiros passos como profissional, mas teve poucas oportunidades e foi emprestado para o Boa Esporte-MG e Atlético-GO, sem ter jogado nenhuma vez.
No ano seguinte, voltou e começou a ganhar chances dentro do Grêmio. Esses minutos em campo vieram com os técnicos Roger Machado e depois Renato Gaúcho.
Em duas temporadas, mesmo com os titulares Kannemann e Geromel, conseguiu ainda fazer 45 partidas nos dois anos. Disputou Libertadores, Mundial de Clubes e realizou sonhos.
Mas precisando também buscar seu espaço, com mais minutos em campo, Rafael Thyere foi emprestado para a Chapecoense, onde teve uma boa sequência durante 2018.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Na temporada seguinte, Rafael Thyere despertou interesse do Sport, que o contratou por empréstimo. Ali ele iniciou uma história que cresce cada vez mais.
O zagueiro rapidamente se firmou e foi um dos nomes importantes no acesso do Leão para a Série A. Além disso, também participou da conquista do Estadual de 2019.
Em 2020, ele sofreu com lesões e perdeu espaço na titularidade do Sport. Jogou pouco, mas voltou a atuar com maior frequência em 2021.
Naquela temporada, mesmo com o rebaixamento do Rubro-negro, formou dupla de zaga com Sabino e foram elogiados pelo grande desempenho que tiveram.
Em 2022, seguiu com um ano de afirmação e solidificou sua presença como um jogador importante para o Sport. A temporada da equipe, no entanto, não foi como esperado, por não ter subido para a Série A.

Foto: Anderson Stevens/Sport
Em 2023, Rafael Thyere foi um dos grandes nomes do Sport na conquista do Campeonato Pernambucano. Também manteve o bom nível na Série B e era um dos principais nomes da equipe.
Mais uma vez, o Sport bateu na trave e não conquistou o acesso. Diante de toda a pressão por parte da torcida por resultados, ele passava como um dos nomes respeitados pelos rubro-negros.
Além disso, o defensor fazia valer a braçadeira de capitão que carregava no braço. Se tornou o principal líder dos últimos anos no elenco leonino.
Seu perfil em campo é de ser um jogador que passa tranquilidade e confiança aos companheiros. Ele se destaca por ser também um jogador leal em campo.

Foto: Anderson Stevens/Sport
Na conquista do Campeonato Pernambucano de 2024, voltou de lesão e elevou o nível da defesa, além de ter marcado um gol no jogo de ida.
Ele mira voltar a ter outro acesso com o Sport na carreira e poder coroar ainda mais seu nome na história do clube, que tem outro zagueiro paraibano como um dos seus grandes ídolos: Durval.
Rafael Thyere se inspira no conterrâneo para seguir bem no Leão e conquistar ainda mais coisas. Até a publicação deste perfil, ele já soma 220 partidas pelo Sport, com 13 gols marcados, em seis anos de clube.
Em quais clubes Rafael Thyere jogou?
Ao longo de 10 anos, zagueiro defendeu apenas cinco clubes em sua carreira profissional. Porém, não entrou em campo em dois deles.
Rafael Thyere atuou por Grêmio, Sport, Chapecoense, Atlético-GO e Boa Esporte-MG. Nesses dois últimos ele sequer atuou.

Foto: Divulgação/Chapecoense
Quais os títulos de Rafael Thyere?
Rafael Thyere soma, ao todo, cinco títulos nos seus 10 anos de carreira. Desse total, três foram pelo Sport e dois pelo Grêmio.
Pelo Rubro-negro, o defensor paraibano conquistou três títulos do Campeonato Pernambucano (2019, 2023 e 2024). Pelo Grêmio, ele venceu a Libertadores (2017) e a Copa do Brasil (2016).

Foto: Paulo Paiva/Sport