Perfil

Lucas Lima retorna ao Sport e quer voltar a brilhar onde já fez sucesso

<p>Foto: Paulo Paiva/SCR</p>

Foto: Paulo Paiva/SCR

Meia volta ao Sport, onde despontou para viver grandes momentos no Santos, e quer reencontrar momentos de brilho

O meio-campista Lucas Lima é um dos jogadores mais badalados do futebol brasileiro na última década. Tanto pela sua ascensão e toda expectativa criada em si, como também na queda técnica e polêmicas ao longo da sua carreira. Mas hoje ele tenta retomar o brilho de antes.

O armador, hoje com 33 anos, voltou ao Sport. Clube onde se destacou a nível nacional e lhe alçou ao melhor momento da carreira, no Santos, que o comprou na época. Uma carreira cheia de altos e baixos, mas que não apaga a história dele pelos gramados.

Dessa forma, saiba mais sobre a carreira de Lucas Lima, que é mais um personagem da série de perfis do Click Esportivo. Um jogador que brilhou e causou dentro e fora de campo. Hoje, mais reservado e em momento de baixa na carreira, tenta ser protagonista novamente.

Lucas Lima marcou o primeiro gol com a camisa do Sport. Foto: Paulo paiva/SCR

Lucas Lima marcou o primeiro gol com a camisa do Sport. Foto: Paulo paiva/SCR

Quem é Lucas Lima?

Lucas Rafael Araújo Lima nasceu no dia 9 de julho de 1990, em Marília, no interior de São Paulo, distante 438 quilômetros da capital paulista. Foi por lá onde iniciou seu sonho de se tornar jogador de futebol.

Depois de fazer sua formação pelo Rio Preto-SP e América-SP, ele chegou à Inter de Limeira-SP, onde também atuou pelas categorias de base e se profissionalizou. A estreia de Lucas Lima como jogador profissional aconteceu em 2010.

De lá para cá, rodou por diversos clubes pelo Brasil, alcançou a Seleção Brasileira e viveu momentos de muito brilho, sendo um dos principais atletas a jogar em território nacional.

Lucas Lima, quando defendeu a Seleção Brasileira

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com isso, Lucas Lima teve uma boa sequência pela Amarelinha, onde atuou em 14 jogos entre 2015 e 2017, marcando dois gols. Havia uma grande expectativa de que ele pudesse ser o articulador que a Seleção precisava.

Inclusive, o meia até jogou a Copa América de 2016, que acabou sendo um desastre para o Brasil, eliminado na fase de grupos do torneio. Com isso, nomes como o próprio Lucas Lima perderam espaço. Inclusive, coincidiu com o momento ruim vivido pelo jogador, que caiu muito de rendimento.

Inclusive, em 2017, quando ainda defendia o Santos, houve uma negociação entre Lucas Lima e o Barcelona. Defender o clube espanhol seria a realização de um sonho do jogador, que tinha o apoio de Neymar, que ainda jogava no Barça.

Entretanto, apesar da sondagem e as negociações terem acontecido, o acordo não saiu do papel e o meia não foi para o futebol europeu.

Lucas Lima, quando defendia o Santos

Foto: Raul Baretta/Santos

Ele tinha um estilo polêmico e mostrou isso jogando pelo Santos, provocando o Palmeiras. Principalmente através de redes sociais. Mas também se envolveu em grande polêmica na sua saída do Peixe, justamente para o Verdão.

Lucas Lima se recusou a renovar o contrato com o Alvinegro em 2017 e acabou acertando com o rival. Com isso, a torcida santista mudou a relação de amor para ódio com o jogador, que deixou o clube sob protestos.

No Palmeiras, Lucas Lima não deixou de lado as polêmicas e também provocou o Santos, principalmente em resposta às críticas que sofria dos alvinegros.

Meia Lucas Lima, quando defendia o Palmeiras

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Porém, no Verdão, o meia nunca chegou a corresponder às expectativas depositadas nele, ainda mais pelo alto salário que chegou recebendo. Com isso, apesar de um primeiro ano ainda regular, caiu muito de desempenho nas temporadas seguintes.

As críticas aumentaram e o jogador foi perdendo cada vez mais espaço no elenco alviverde, até que se tornou um jogador fora dos planos da equipe. De lá para cá, passou por Fortaleza, Santos novamente e agora o Sport.

Mas nesse período, já não conseguiu ter o mesmo brilho de antes. Agora, no retorno ao time pernambucano, Lucas Lima quer resgatar os bons momentos de antes, sendo protagonista e conquistando o carinho da torcida como em outras épocas.

Santos encaminha retorno de Lucas Lima Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em quais clubes Lucas Lima jogou?

Lucas Lima atuou profissionalmente por seis clubes ao longo de 14 anos de carreira. Foram eles Inter de Limeira-SP, Internacional, Sport, Santos, Palmeiras e Fortaleza. 

O Santos foi o clube que o meio-campista mais defendeu ao longo da carreira. Foram 251 partidas e 21 gols marcados em duas passagens. A primeira entre 2014 e 2017, e a segunda em 2023.

Depois vem o Palmeiras, onde Lucas Lima jogou entre 2018 e 2021, com 165 jogos e 12 tentos anotados. Depois deles vem o Inter de Limeira, o primeiro clube do jogador, com 75 confrontos disputados e 10 bolas na rede entre 2010 e 2012.

Meia Lucas Lima está próximo de assinar com o Santos

Foto: Leonardo Moreira/FEC

Na sequência vem o Fortaleza, com 68 jogos e apenas um gol marcado, entre 2021 e 2022. Pelo Sport, Lucas Lima jogou em 2013 e retornou agora em 2024. Até a publicação deste perfil, o meio-campista atuou em 54 partidas e balançou as redes 10 vezes pelo Leão.

Por último no currículo do jogador de 33 anos, vem o Internacional, onde ele fez só 17 partidas e marcou um único tento, entre os anos de 2012 e 2013.

Meia Lucas Lima, quando defendia o Internacional

Foto: Alexandre Lops/Internacional

Quantos títulos tem Lucas Lima?

Lucas Lima tem, ao todo, 10 títulos ao longo de 14 anos de carreira. O Palmeiras foi o clube onde o meia mais vezes foi campeão, com cinco títulos pelo Alviverde. Depois, por Santos e Fortaleza, levantou dois troféus, e um pelo Internacional.

Lucas Lima conquistou, pelo Palmeiras, duas Libertadores (2020 e 2021), Campeonato Brasileiro (2018), Copa do Brasil (2020) e Campeonato Paulista (2020). Pelo Santos, venceu o Paulistão também (2015 e 2016).

Pelo Fortaleza, o meio-campista levantou os troféus do Campeonato Cearense (2022) e da Copa do Nordeste (2022). Pelo Internacional, foi venceu o Campeonato Gaúcho (2012).

Lucas Lima no Santos

Foto: Raul Baretta/SFC