Perfil

Perfil: Jardel, artilheiro, decisivo e o maior jogador cearense da história

<p>Foto: Divulgação/Grêmio FBPA</p>

Foto: Divulgação/Grêmio FBPA

Atacante completou 50 anos e é um dos grandes nomes do futebol brasileiro nos anos 1990, com sucesso em Portugal e artilharias na Europa

Mário Jardel de Almeida Ribeiro, um artilheiro, exímio cabeceador e ídolo no Brasil, em Portugal e na Turquia. Decisivo. Campeoníssimo. O maior jogador de futebol cearense da história. E isso foi decidido em votação com jornalistas e pesquisadores no próprio estado. Não é pouca coisa.

Jardel foi um dos grandes centroavantes do futebol brasileiro nos anos 1990, conquistando idolatria no Grêmio, além de também ser ídolo do Ferroviário, clube que o formou. Fora do país, é um dos maiores atletas da história do Porto e do Sporting, em Portugal.

São vários os feitos, tão grandes quanto a quantidade de gols que esse cearense marcou ao longo de 19 anos de carreira. Confira, neste perfil do Click Esportivo, mais detalhes sobre a história do Super Mário, como também ficou conhecido pelo mundo.

Jardel com a camisa do Ferroviário, exibindo seus ç

Foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC

Quem é Jardel?

Jardel nasceu em Fortaleza, capital do Ceará. Ele é torcedor do Ferroviário e foi formado na base do clube coral, onde já chamava a atenção desde cedo. Destaque no juvenil do Ferrão, o centroavante foi adquirido pelo Vasco, onde continuou sua trajetória e depois subiu ao profissional, em 1992.

Depois do Cruzmaltino, o centroavante passou por clubes como Grêmio, Porto-POR, Sporting-POR, Galatasaray-TUR, Beira-Mar-POR, Bolton Wanderers-ING, Ancona-ITA, Newell’s Old Boys-ARG, Deportivo Alavés-ESP, Goiás, Anorthosis-CHP, Newcastle Jets-AUS, Criciúma, Ferroviário, América-CE, Flamengo-PI, Cherno More-BUL e Rio Negro-AM.

Foram 19 anos de carreira, totalizando 19 clubes. Pela Seleção Brasileira, o Super Mário fez 10 partidas e marcou um gol. Pouco para um atacante do nível dele, mas levando-se em consideração a grande concorrência da época, é possível entender a ausência.

View post on Instagram
 

Ainda no Sporting-POR, entre 2002 e 2003, o ex-centroavante passou por problemas psicológicos que afetaram no seu rendimento. A ausência na Copa do Mundo de 2002, divórcio, brigas no clube português.

Dali, a carreira dele acabou indo ladeira abaixo, com uso abusivo de álcool e drogas – confessado pelo próprio. Ele voltou para o Brasil, rodou por outros clubes, mas conseguiu se livrar do vício, que foi o mais importante.

Hoje, Jardel atua como agente de jogadores, levando atletas para clubes no Brasil, como o próprio Grêmio, e também para Portugal. Ele vive em Fortaleza, sua cidade natal, e tem uma vida livre dos problemas que o afligiam antes.

De lá para cá, Jardel já se elegeu deputado estadual no Rio Grande do Sul em 2014, mas teve seu mandato cassado por unanimidade em 2016, por diversas acusações, como o uso de funcionários fantasmas, desvio de verbas e extorsão de funcionários.

Jardel, do Porto, em jogo contra o Barcelona, de Pep Guardiola

Foto: Reprodução/Instagram (@mariojardelofficial)

Quantos gols Jardel marcou?

Segundo a conta do próprio atleta, em entrevista dada ao Globo Esporte em 2019, ele diz que marcou 470 gols em toda a sua carreira. E ainda nas suas contas, ele afirma que a maior parte deles foram marcados de cabeça.

Em que ano Jardel foi artilheiro na Europa?

Jardel é o único jogador brasileiro a conquistar duas vezes o prêmio de Chuteira de Ouro do futebol europeu, entregue pela UEFA. Ou seja, ele conseguiu ser o artilheiro do continente em duas temporadas.

A primeira foi em 1998/1999, pelo Porto, quando marcou 38 gols. A segunda vez que ganhou o prêmio foi em 2001/2002, defendendo o Sporting, onde marcou 55 gols naquela temporada.

Números impressionantes e um feito que só dois jogadores colecionam mais troféus da Chuteira de Ouro que o ex-centroavante brasileiro. São eles Lionel Messi, que ganhou seis vezes, e Cristiano Ronaldo, que faturou em quatro oportunidades.

Foto: Reprodução/Instagram (@mariojardelofficial)

Quantos títulos tem Jardel?

O ex-centroavante conquistou 23 títulos na sua carreira. Entre eles, os mais importantes foram a Libertadores (1995) e Recopa Sul-Americana (1996), pelo Grêmio, e a Supercopa da Uefa (2000), pelo Galatasaray.

Além deles, Jardel também é tetracampeão do Campeonato Português (1996/1997, 1997/1998, 1998/1999 e 2001/2002), tetracampeão da Supertaça de Portugal (1996, 1998, 1999 e 2002) e tricampeão da Taça de Portugal (1997/1998, 1999/2000 e 2001/2002).

O cearense também conquistou a Liga Apertura da Argentina (2004/2005), a Liga Australiana (2007/2008) e a Taça do Chipre (2006/2007). No Brasil, ainda vêm mais troféus.

Ele foi tricampeão do Campeonato Carioca (1992, 1993 e 1994), bicampeão do Campeonato Gaúcho (1995 e 1996) e campeão do Campeonato Goiano (2006).

Jardel comemora gol marcado defendendo o Galatasaray

Super Mário conquistou a Supercopa da Uefa com o Galatasaray em cima do Real Madrid, com dois gols na decisão. Foto: Reprodução/Instagram (@mariojardelofficial)

Jardel, ídolo do Grêmio

O Grêmio é o clube onde o ex-atacante mais fez sucesso no Brasil. Ele não chegou a passar duas temporadas inteiras no Tricolor, é verdade. Mas foi uma passagem intensa e marcante.

Vários gols marcados, título e artilharia da Libertadores, e a formação de um ataque que, até os dias atuais, está na memória do tricolor do Imortal, quando ele fez parceria com Paulo Nunes.

Ao todo, foram 12 gols marcados naquela Libertadores. Um time que encantou o Brasil e tinha o Super Mário como seu artilheiro.

Jardel jogou com Cristiano Ronaldo?

Sim, é verdade. O ex-atleta brasileiro jogou com Cristiano Ronaldo no Sporting entre 2002 e 2003. Além disso, Jardel costuma dizer que “ensinou” o CR7 a cabecear e ser bom no jogo aéreo como é hoje.

Entre conversas deles, Jardel diz que passou muitas dicas para o jogador português se aprimorar e chegar até a ser o craque que é hoje. Inclusive, o cearense quase foi cunhado de Cristiano Ronaldo, já que o português se envolveu com a irmão do brasileiro, mas não rendeu algo mais sério.

Jardel e Cristiano Ronaldo pelo Sporting, de Portugal

Foto: Reprodução/Instagram (@mariojardelofficial)

Jardel no Big Brother

Essa é uma das maiores curiosidades do ex-jogador desde que se aposentou. Depois de passar pelo mundo da política, ele participou do Big Brother Portugal em 2022. A força da torcida do Porto e também do Sporting ajudou a levar Jardel até a final do reality show.

O cearense passou por quatro paredões e permaneceu em todos. Na grande final, acabou na quinta colocação. Mas a passagem de Jardel movimentou bastante o país, com uma homenagem da torcida do Porto para ele.

Durante o confinamento na casa do Big Brother Portugal, um avião sobrevoou o local com uma faixa escrita “Jardel, os Super Dragões estão contigo”. Ele viu a mensagem e agradeceu pelo carinho recebido.