Perfil
Fernandinho, atacante veterano que é líder e referência no Retrô

Foto: Divulgação/Retrô
Atacante venceu Libertadores, jogou em grandes clubes do país e, hoje, é referência do Retrô no projeto ousado do time pernambucano
Atacante canhoto, rápido, driblador e bastante técnico. Hoje veterano, Fernandinho vive um momento mais tranquilo em fim de carreira, mas não menos comprometido. Ele é a referência e a cara de um projeto ousado do Retrô, time pernambucano que quer estar entre os grandes.
Com uma carreira muito sólida, defendendo vários grandes clubes do Brasil, jogando ao lado de craques como Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo. Campeão da Libertadores. Passou pelo exterior, fez seu pé de meia e retornou ao estado onde foi criado.
Com isso, o atacante Fernandinho é mais um personagem em um perfil do Click Esportivo. Saiba mais sobre a história do camisa 10 do Retrô-PE, que mostra ainda um bom futebol, mesmo aos 38 anos, e continua chamando a atenção.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Quem é Fernandinho?
Luiz Fernando Pereira da Silva, mais conhecido como Fernandinho, nasceu em Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo, no dia 25 de novembro de 1985. Adotado ainda bebê, ele foi com os pais adotivos para Cumaru, no interior de Pernambuco. Lá ele foi criado e viveu até começar a despontar para o futebol.
Assim como diversos jogadores profissionais, ele também vem de origem humilde e passou por dificuldades. Através do futebol, ele sonhou – e alcançou – a possibilidade de dar uma melhor condição de vida para a família. Até hoje ele mantém suas raízes no interior pernambucano, com familiares e amigos presentes no seu entorno.
Mas esse percurso não foi fácil. O atacante viu amigos talentosos que sonhavam em se tornar um atleta profissional desistirem no meio do caminho, porque a necessidade os fez desistir. Inclusive, passou trauma de ver um amigo perder a vida na sua frente.

Foto: Divulgação/São Paulo
Ainda quando fazia testes para o Santa Cruz, aos 17 anos, ele foi aprovado na terceira tentativa. Mas antes de se apresentar, no dia do próprio aniversário, sofreu um acidente de cavalo junto a um amigo, que faleceu. Enquanto isso, Fernandinho sofreu uma fratura na bacia.
Com o tempo que ficou se recuperando, ele não foi mais aceito no Santa Cruz, onde cobraram que ele fizesse um novo teste. O atleta também tentou testes no Náutico, mas não foi aprovado.
Foram dificuldades enormes na vida do atacante, que conseguiu uma chance no Central, de Caruaru-PE. A partir daí, seus passos dentro de campo avançaram, rodando pelo país, até despontar e viver os maiores momentos da sua carreira.

Foto: Divulgação
Em quais clubes Fernandinho jogou?
Fernandinho defendeu 13 clubes ao longo da sua carreira. Ele passou por Central-PE, Ferroviário-CE, Iraty-PR, Daejeon Hana Citizen-COR, Grêmio Barueri-SP, São Paulo, Al-Jazira-EAU, Atlético-MG, Grêmio, Hellas Verona-ITA, Flamengo, Chongqing Dangdai-CHI e Retrô-PE.
Depois de se destacar no Central-PE, o atacante passou pelo Ferroviário e depois foi para o Iraty-PR. De lá, foi negociado com o Daejeon Hana Citizen-COR, vivendo sua primeira experiência fora do país.
Após passar um curto período na Coreia do Sul, Fernandinho voltou para o Grêmio Barueri-SP, onde despontou de vez para o futebol brasileiro.

Foto: Divulgação/São Paulo
Foram três temporadas na equipe da Região Metropolitana de São Paulo, com acesso para a Série A, uma grande campanha em 2009 na Primeira Divisão, além de 81 jogos e 10 gols marcados. Números e atuações que chamaram a atenção do São Paulo, que o contratou.
Na estreia pelo Tricolor Paulista, um baita cartão de visitas. Foram quatro gols marcados logo que entrou no segundo tempo da goleada por 5 x 1 em cima do Monte Azul-SP, pelo Paulistão.
Foram dois anos e meio no São Paulo, oscilando entre momentos de titularidade e reserva, até ser negociado para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, no meio de 2012. Foram 104 jogos, 17 gols e 13 assistências pelo Soberano.

Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG
Depois de um ano, Fernandinho chegou ao Atlético-MG, que havia sido campeão da Libertadores. No Galo, apesar de uma passagem de um ano, entre 2013 e 2014, ele teve boas atuações, disputou o Mundial de Clubes. Foram 47 jogos, nove gols e seis assistências.
Por falta de garantia por parte da direção do Galo de que renovaria o contrato até o fim da temporada com ele, o jogador acertou sua ida para o Grêmio. Ao todo, foram quatro anos no Tricolor Gaúcho, com um desempenho frustrante para o atleta e o clube.
De 2014 a 2016, Fernandinho não rendeu o esperado no Grêmio. Atuações apagadas que o fizeram ser emprestado em duas oportunidades. Primeiro para o Hellas Verona-ITA, com apenas seis jogos disputados e nenhum gol.

Foto: Divulgação/Flamengo
Depois, o atleta foi emprestado para o Flamengo, onde voltou a desempenhar bem. Em 2016, pelo Rubro-negro, ele fez 32 jogos, com quatro gols e três assistências. O Fla não renovou o empréstimo e Fernandinho retornou ao Grêmio. Num recomeço, viveu a maio temporada da carreira.
Naquele ano, ganhou confiança com o técnico Renato Gaúcho, que o bancou e deu moral. Com isso, foram 59 jogos, 12 gols e três assistências. Além disso, belas atuações, principalmente na campanha do título da Libertadores, com gol na final, no jogo de volta contra o Lanús-ARG, fora de casa.
Uma temporada de redenção, onde Fernandinho fez valer a esperança que o Grêmio depositou nele. Assim, saiu com uma boa impressão, deixando os seguintes números: 104 partidas disputadas, 14 gols e cinco assistências.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Após um grande ano, o ponta foi negociado para a China, onde defendeu o Chongqing Dangdai por quatro anos. Após um tempo de inatividade, foi convidado pelo Retrô-PE para ser o principal nome da equipe pernambucana, que tenta figurar entre os grandes times do estado.
Depois de um 2023 mais discreto, com 23 jogos e seis gols, além de uma eliminação na Série D, Fernandinho começou voando em 2024, com quatro gols marcados nos quatro primeiros jogos do ano.
Se o restante do ano vai trazer feitos ainda maiores, só o tempo dirá. Porém, Fernandinho mostra que ainda tem muita lenha para queimar e pode ajudar demais a Fênix pernambucana.

Foto: Divulgação/Retrô
Quais os títulos de Fernandinho?
Fernandinho tem um único título oficial na carreira, que foi a Copa Libertadores da América de 2017, com o Grêmio.
Naquela competição, ele marcou gol na final contra o Lanús-ARG e foi o melhor em campo no jogo de ida das quartas de final, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação/Grêmio